Chuvas abrangentes marcam o início da segunda quinzena de março no Ceará

Previsão da Funceme aponta maiores acumulados no centro-norte do estado, impulsionados pela atuação da Zona de Convergência Intertropical e outros fatores meteorológicos.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 Min Read
- PUBLICIDADE -

A segunda quinzena de março no Ceará se inicia com perspectivas de chuvas em todas as macrorregiões, com os maiores registros esperados para o centro-norte do estado. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a previsão para este fim de semana, de sexta-feira (15) a domingo (17), indica que as chuvas na porção mais ao norte devem ocorrer predominantemente entre a madrugada e a manhã, com possibilidade de eventos ao longo do dia. Já para o centro-sul, as precipitações são esperadas entre a tarde e a noite, apresentando-se relativamente mais moderadas.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas durante a quadra chuvosa, é apontada como um dos principais fatores para o aumento das precipitações, encontrando-se atualmente em torno de 2ºS. Além da ZCIT, outros elementos meteorológicos, como áreas de instabilidade provenientes do leste do Nordeste, efeitos de brisa (terrestre e marítima), bem como a combinação de temperatura, umidade e relevo, também podem favorecer os registros de chuva, especialmente na região central e norte do estado.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Este cenário ressalta a importância da atenção dos moradores e das autoridades para eventuais impactos das chuvas, especialmente em áreas suscetíveis a alagamentos e deslizamentos. A Funceme continua monitorando as condições climáticas e atualizando suas previsões para auxiliar na gestão e na prevenção de possíveis danos decorrentes das precipitações.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!