A previsão do tempo da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indica que o início desta semana será marcado por calor intenso e tempo firme em grande parte do Ceará. Entre esta segunda-feira (12) e terça-feira (13), a estabilidade atmosférica deve favorecer dias mais quentes, com céu claro e poucas nuvens na maioria das regiões do estado.
As temperaturas máximas podem variar entre 34°C e 36°C nas regiões da Jaguaribana e do Sertão Central e Inhamuns. Em Fortaleza, a capital cearense, os termômetros devem atingir até 32°C, com sensação térmica ainda mais elevada durante os períodos de maior radiação solar.
Apesar do predomínio de tempo seco, a Funceme ressalta que fatores locais, como o relevo, a brisa e a combinação entre temperatura e umidade, podem contribuir para a ocorrência de chuvas pontuais.
Veja também
Para esta segunda-feira à tarde, há possibilidade de precipitações isoladas na porção noroeste do estado. Já entre a madrugada e o início da manhã de terça-feira (13), há previsão de chuvas fracas e passageiras no Litoral de Fortaleza e no Litoral do Pecém.
Também há uma baixa possibilidade de chuva isolada na madrugada de terça-feira na região do Cariri e no sul do Sertão Central e Inhamuns. Nas demais áreas, o tempo deve seguir estável, com predomínio de sol e pouca nebulosidade.
Na Capital e Região Metropolitana de Fortaleza, a segunda-feira deve ser marcada por céu claro e calor ao longo do dia. A expectativa é de chuvas fracas e isoladas entre a madrugada e o início da manhã da terça-feira, influenciadas principalmente pela brisa terrestre.