Ciclone Tauktae atinge a costa da Índia e deixa pelo menos 24 mortos e milhares de desabrigados

Tempestade tropical intensa atinge o país no pior momento da pandemia de Covid-19.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
4 Min Read
- PUBLICIDADE -

Pelo menos 24 pessoas morreram e 96 estão desaparecidas na região oeste da Índia, após a passagem do ciclone Tauktae, que tocou à terra nesta segunda-feira (17), acompanhado por ventos fortes e chuvas torrenciais

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os 96 desaparecidos viajavam em uma embarcação que naufragou com 273 pessoas a bordo, na costa de Mumbai, capital do estado de Maharastra, segundo informações da Marinha indiana. Os militares informaram que 177 passageiros foram resgatados em condições extremamente difíceis.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O ciclone deixou 24 vítimas em várias localidades, nos estados de Kerala, Goa, Maharashtra e Gujarat, e forçou mais 200 mil pessoas a procurar abrigos. As rajadas de vento atingiram 185 km/h, conforme o Departamento Meteorológico da Índia.

O país passa pelo momento mais crítico da pandemia de Covid-19 e precisou paralisar a campanha de vacinação contra a doença em alguns locais, devido ao Tauktae – a tempestade tropical mais intensa a afetar a região oeste da Índia em décadas

Os fortes ventos derrubaram casas improvisadas, assim como árvores e torres de energia elétrica. O ciclone causou maior destruição no oeste do país, onde as ruas se transformaram em rios, e provocou a fuga de centenas de milhares de pessoas.

nível do mar subiu três metros ao longo da costa, de acordo com fontes do serviço meteorológico da localidade costeira de Diu, estado de Gujarat, com ventos de 133 km/h.

Em Maharashtra, seis pessoas morreram, nove ficaram feridas e 12.500 pessoas tiveram que ser retiradas das áreas costeiras. 

Quando o ciclone chegou ao estado de Gujarat, mais de 16.500 casas foram danificadas, 40.000 árvores arrancadas e 2.400 vilarejos ficaram sem energia elétrica. As autoridades locais tentam evitar os cortes de energia nos 400 hospitais e fábricas de oxigênio da costa.

O aeroporto de Mumbai foi fechado na segunda-feira (17), e as autoridades pedem que todos permaneçam em locais protegidos ou abrigos. 

PACIENTES DE COVID-19 TRANSFERIDOS 

O Tauktae atinge a Índia no momento em que o país enfrenta uma terrível segunda onda de infecção pelo coronavírus, com mais de 4 mil mortes registradas por dia. Os hospitais estão lotados, os profissionais da saúde à beira da exaustão e os centros médicos sofrem com a falta de oxigênio e medicamentos.

Com 1,3 bilhão de habitantes, o país registrou 4.329 mortes e quase 280.000 contágios adicionais nas últimas 24 horas, o que eleva o total a quase 25 milhões de casos de Covid-19 e  mais de 250.000 óbitos.

No domingo, 580 pacientes de Covid-19 precisaram ser transferidos de três hospitais de campanha para locais mais seguros. Em Gujarat, todos os pacientes hospitalizados dentro de um raio de cinco quilômetros da costa também foram transferidos, segundo o primeiro-ministro do estado, Vijay Rupani.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Rupani anunciou que mais de mil hospitais dedicados a Covid-19 nas cidades costeiras foram equipados com geradores, prevenção para quedas de energia.

O estado de Gujarat, que registrou até o momento 9.000 mortes por Covid-19, suspendeu a campanha de vacinação durante dois dias.

Em maio de 2020, durante a primeira onda da pandemia de covid-19, mais de 110 pessoas morreram durante a passagem do ciclone Amphan, que devastou o leste da Índia e Bangladesh.

Fonte: AFP

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!