25.1 C
Itapipoca

Nós Itapipoca

Imagens de morcegos no que seria laboratório de Wuhan aquece discussão sobre origem do coronavírus

Os chineses e os seus parceiros científicos do Ocidente sempre negaram que houvesse criação de morcegos no local.

Publicidade
Publicidade

mais lidas

Um vídeo supostamente da inauguração do Instituto de Virologia de Wuhan, laboratório de segurança biológica máxima na China, esquenta o debate sobre a origem do Sars-CoV-2, responsável pela pandemia de Covid-19. A Sky News Australia, canal australiano, divulgou imagens que mostram morcegos vivos no que seria o interior do laboratório. Cientistas chineses negam que haja criação de animais vivos no local, que é alvo de investigação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Conforme mostrou o Fantástico, da TV Globo, nesse domingo (20), o centro de pesquisa foi inaugurado em 2017 em colaboração com a França depois da epidemia de Sars (Síndrome Respiratória Aguda Grave), em 2002. Com a preocupação da possibilidade de aparecimento de novos vírus, os chineses construíram laboratórios de alta segurança em que pudessem se preparar para epidemias.

Investigação

Os Estados Unidos estão entre os países que pediram à China para ser mais transparente com seus dados e permitir maior acesso, em meio a novos questionamentos sobre a hipótese de a pandemia ter começado com um acidente em um laboratório, escapando involuntariamente.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A principal hipótese continua sendo a de que o vírus Sars-CoV-2 surgiu em animais selvagens, como os morcegos, e foi transmitido aos humanos por um hospedeiro intermediário.

No começo de junho, os EUA já tinham pedido uma nova investigação à Organização Mundial da Saúde (OMS), em um comunicado assinado por outros 14 países. Uma nova investigação corre o risco de alimentar tensões das potências ocidentais com a China, que rejeitou insinuações de um vazamento em laboratório.

O relatório de uma equipe de especialistas da OMS que visitou a China no início deste ano disse que a origem mais provável era a natural, mas que também eram necessários mais estudos. 

com informações da Agência Estado e do Poder360

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

últimas notícias

Publicidade
error: Conteúdo protegido!
Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!