Polícia Federal deflagra Operação Hinsberg para desarticular organização criminosa de desvio de produtos químicos

Ação conjunta com Gaeco e Receita Federal resulta em 18 mandados de busca em São Paulo, Paraná e Minas Gerais

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 Min Read
- PUBLICIDADE -

A Polícia Federal, em colaboração com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público Paulista e a Receita Federal, deflagrou hoje a Operação Hinsberg, visando desmantelar uma organização criminosa especializada no desvio de produtos químicos para a produção de drogas ilícitas.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

No desdobramento da operação, foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão em três estados brasileiros: São Paulo, Paraná e Minas Gerais. A investigação revelou que a organização operava por meio da emissão de notas fiscais fraudulentas por empresas licenciadas para a venda de produtos químicos em São Paulo. Utilizando laranjas como intermediários para depósitos em espécie, os criminosos simulavam ser funcionários de grandes multinacionais, enganando vítimas que figuravam como compradoras.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

De acordo com informações da Polícia Federal, o esquema fraudulentamente movimentou 12 toneladas de produtos químicos, incluindo substâncias como fenacetina, acetona, éter etílico, ácido clorídrico, manitol e acetato de etila. Essa quantidade corresponde a mais de 19 toneladas de cocaína e crack prontas para consumo.

As investigações ainda revelaram que os envolvidos utilizavam diversas estratégias para ocultar e dissimular a origem ilícita dos valores recebidos, envolvendo a criação de empresas fictícias e a utilização de interpostas pessoas.

Os integrantes dessa organização criminosa agora responderão pelos crimes de tráfico equiparado, associação para fins de tráfico e lavagem de dinheiro. As penas previstas para tais delitos podem ultrapassar 35 anos de reclusão.

A Operação Hinsberg representa um importante passo no combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas, reforçando o compromisso das instituições de segurança em manter a ordem e a segurança da sociedade brasileira.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!