PF deflagra operação contra vazamento de provas do ENEM no Ceará

Operação Limite Virtual cumpre dois mandados de busca e apreensão em Sobral.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 Min Read
- PUBLICIDADE -

Na manhã desta quarta-feira, a Polícia Federal iniciou a Operação Limite Virtual no estado do Ceará, visando investigar um vazamento ilícito das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Sob a autorização da Justiça Federal em Sobral, no Ceará, estão sendo cumpridos dois mandados de busca e apreensão.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Um contingente de 15 policiais federais está mobilizado na operação, que se concentra em apurar indícios de crimes relacionados à divulgação ilícita do conteúdo do ENEM em redes sociais. O foco principal recai sobre um investigado na cidade de Sobral/CE.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A iniciativa da Polícia Federal surgiu após o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) comunicar possíveis irregularidades. As investigações revelaram que o suspeito, residente em Sobral-CE, pode estar envolvido na divulgação ilícita do tema da redação referente ao caderno rosa no exame de 2023, durante a realização do mesmo.

As condutas do investigado, se comprovadas, podem configurar o crime de fraude em certame de interesse público, sujeito a penas que alcançam até 8 anos de prisão. O nome “Limite Virtual” da operação busca conscientizar sobre os limites que devem ser impostos nas redes sociais, reforçando a importância de coibir práticas ilegais que comprometem a integridade dos processos educacionais e a seriedade dos exames públicos.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!