Polícia Federal desencadeia Operação Vigilância Aproximada para desmantelar organização criminosa na Agência Brasileira de Inteligência (Abin)

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 Min Read
- PUBLICIDADE -

Na manhã desta quinta-feira (25), a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Vigilância Aproximada, um desdobramento da Operação Última Milha, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa infiltrada na Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Os investigados são acusados de monitorar ilegalmente autoridades públicas e outras pessoas, utilizando ferramentas de geolocalização de dispositivos móveis sem autorização judicial.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Segundo informações da PF, a ação envolve o cumprimento de 21 mandados de busca e apreensão, além de medidas cautelares que incluem a suspensão imediata do exercício das funções públicas de sete policiais federais. As diligências estão sendo realizadas em 18 locais em Brasília, uma em Juiz de Fora (MG), uma em São João Del Rei (MG) e outra no Rio de Janeiro.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A Operação Vigilância Aproximada é uma continuação das investigações da Operação Última Milha, iniciada em outubro do ano passado. Na ocasião, provas obtidas pela PF indicaram que o grupo criminoso havia estabelecido uma estrutura paralela na Abin, utilizando recursos do Estado para produzir informações com fins políticos e midiáticos, além de interferir em investigações da Polícia Federal.

De acordo com a PF, os envolvidos poderão responder por crimes que incluem invasão de dispositivo informático alheio, organização criminosa e interceptação de comunicações telefônicas, de informática ou telemática sem autorização judicial ou com objetivos não autorizados em lei.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!