Distribuição da vacina contra dengue inicia na próxima semana para 521 municípios brasileiros

Anúncio foi feito pelo Diretor do Departamento de Imunização do Ministério da Saúde em reunião na sede da Opas.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 Min Read
- PUBLICIDADE -

A tão aguardada distribuição da vacina contra a dengue começará na próxima semana, alcançando 521 municípios selecionados pelo governo federal. A revelação foi feita durante uma reunião tripartite na sede da Organização Pan-americana da Saúde (Opas), em Brasília, nesta quinta-feira (1), pelo diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Eder Gatti.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A espera pela tradução para o português da bula do imunizante Qdenga, uma exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ao laboratório japonês Takeda, fabricante da vacina, chegou ao fim. Nísia Trindade, ministra da Saúde, anunciou que a questão seria solucionada com o envio do arquivo em formato digital, agilizando o processo.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Devido à quantidade limitada de doses fornecidas pelo laboratório, a vacinação contra a dengue priorizará crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que apresenta o maior número de hospitalizações após os idosos. Pessoas com mais de 60 anos não estão indicadas para receber a dose devido à falta de estudos clínicos.

A previsão do Ministério da Saúde é que as doses adquiridas possam imunizar cerca de 3,2 milhões de pessoas ao longo de 2024. A ministra Nísia Trindade ressaltou a importância desse esforço conjunto diante da recente explosão de casos de dengue, agravada pelas mudanças climáticas e altas temperaturas. “São quase 40 anos enfrentando epidemias de dengue. É o momento de estarmos juntos, o Brasil unido pela dengue”, declarou a ministra.

Fique por dentro e saiba quais cidades receberão as doses da vacina contra a dengue, contribuindo para o enfrentamento dessa grave questão de saúde pública.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!