Campanha da SBU destaca a importância do diagnóstico precoce do câncer de rim

Iniciativa da Sociedade Brasileira de Urologia, com ações em redes sociais, visa conscientizar sobre os sinais e riscos da doença, responsável por cerca de 10 mil mortes entre 2019 e 2021 no Brasil

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 Min Read
- PUBLICIDADE -

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) lançou uma campanha de conscientização sobre o câncer de rim, que ocorrerá ao longo de junho. A ação visa alertar a população para a gravidade dessa doença, que vitimou cerca de dez mil brasileiros entre 2019 e 2021, conforme dados da SBU. Para alcançar o maior número de pessoas, a SBU utilizará suas redes sociais, disseminando informações por meio de mensagens, vídeos e transmissões ao vivo com especialistas.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“O câncer de rim afeta tanto homens quanto mulheres, porém é mais frequente em homens entre 50 e 70 anos. Um grande desafio desse tipo de câncer é sua tendência a ser assintomático. O sinal mais comum é a presença de sangue na urina”, explicou Luiz Otávio Torres, presidente da SBU. Ele destacou a importância da realização de exames de ultrassom abdominal ou do aparelho urinário para detectar a doença, muitas vezes de forma incidental durante a investigação de outras condições.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Karin Anzolch, diretora de Comunicação da SBU, mencionou que ainda não há uma diretriz universal para o rastreamento do câncer de rim em toda a população, mas sugeriu a inclusão da ultrassonografia abdominal em check-ups de rotina, especialmente para grupos de maior risco. “Esse procedimento é de baixo custo e não invasivo, podendo identificar o câncer em fases iniciais e melhorar as chances de cura”, disse Anzolch.

Além das mortes, o câncer renal levou à realização de 18 mil nefrectomias, operações de remoção total ou parcial dos rins, segundo a SBU. Com 3% de incidência entre os tumores malignos urológicos, o câncer de rim tem como um dos fatores de risco o tabagismo. A campanha ocorre em junho em razão do Dia Mundial do Câncer de Rim, celebrado no dia 20 deste mês.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!