Um incêndio de grandes proporções atingiu o Hospital César Cals, no Centro de Fortaleza, na manhã desta quinta-feira (13). Vídeos obtidos pelo Portal Itapipoca mostram intensa fumaça saindo da unidade hospitalar, enquanto funcionários e populares atuavam no resgate de pacientes, retirados às pressas para áreas externas. Segundo a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), nenhuma área assistencial foi atingida e não há registro de feridos. O fogo foi controlado por volta das 11h30.
Pelo menos três bebês foram removidos em leitos e incubadoras (assista no vídeo abaixo). De acordo com informações, os recém-nascidos foram colocados provisoriamente em lojas de um shopping popular vizinho ao hospital, até a chegada de ambulâncias. Populares auxiliaram na evacuação. Após o controle do incêndio, os bebês e demais pacientes começaram a retornar gradualmente à unidade.
Em nota, a Sesa informou que o incêndio teve início na subestação de energia do hospital. “As equipes do Corpo de Bombeiros e da concessionária de energia atuaram de forma imediata, controlando as chamas e a fumaça prontamente. Nenhuma área assistencial foi atingida e não há feridos”, comunicou a pasta.
O governador Elmano de Freitas afirmou que determinou a transferência de pacientes para outras unidades da rede estadual até que o hospital volte à plena normalidade. A secretária da Saúde, Tânia Mara Silva Coelho, explicou em coletiva de imprensa que cerca de 15 pacientes já foram transferidos e outros 40, da Unidade de Médio Risco, também devem ser removidos.
Veja também
“Primeiro queria esclarecer que o incêndio ocorreu na subestação do hospital, que fica na parte externa, e não dentro da área assistencial. Nós estamos fazendo um plano de contingência por segurança e proteção dos pacientes. Não existe nenhuma vítima. O incêndio está totalmente controlado, mas precisaremos realizar ajustes elétricos na unidade. Para garantir a segurança de todos, estamos organizando o transporte dos pacientes em comboio”, afirmou Tânia.
A Enel Distribuição Ceará também se manifestou, informando que “houve um defeito interno na rede de energia local, que é de responsabilidade do Hospital César Cals”. A concessionária realizou um desligamento emergencial da unidade para garantir a segurança durante o trabalho das equipes e enviou geradores e técnicos especializados para prestar apoio no local.
Trânsito e bloqueios
Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) atuam no controle do tráfego e realizaram bloqueios nos seguintes cruzamentos: Tristão Gonçalves x Liberato Barroso, Tristão Gonçalves x Pedro Pereira, Tristão Gonçalves x Pedro I e Imperador x São Paulo. A orientação é que condutores evitem trafegar na região para permitir o deslocamento das ambulâncias.
Hospital mais antigo da rede estadual
O Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC) é a unidade mais antiga da rede pública estadual do Ceará. De alta complexidade, o hospital é referência em Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Neonatologia. Entre seus serviços especializados estão o Banco de Leite Humano, o Serviço de Vigilância Epidemiológica, o Serviço de Medicina do Trabalho e o Centro de Estudos e Pesquisa.
A unidade também oferece programas voltados ao atendimento materno e neonatal, como o Programa de Atendimento Domiciliar, o Método Canguru e a Casa da Gestante — o que explica a presença de bebês na unidade no momento do incêndio.



