Um adolescente de 13 anos morreu na tarde desta quinta-feira (29) depois de sofrer um ataque de tubarão na praia Del Chifre, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife. O jovem, identificado como Deivison Rocha Dantas, estava no mar com amigos quando foi mordido na parte posterior da coxa direita, por volta das 14h20.
Após o ataque, banhistas que presenciaram a cena retiraram o adolescente da água e prestaram os primeiros socorros ainda na areia. Em seguida, ele foi encaminhado para o Hospital Tricentenário, mas não resistiu aos ferimentos.
Segundo a equipe médica, o jovem sofreu uma parada cardiorrespiratória e já deu entrada na unidade de saúde sem sinais vitais. O médico Levi Dailton explicou que a gravidade da lesão foi determinante para o desfecho. “A mordida atingiu uma região onde passam artérias importantes que irrigam os membros inferiores. Como a lesão era muito extensa, houve uma grande perda de sangue”, relatou.
Veja também
A praia Del Chifre integra uma área do litoral pernambucano conhecida pelo histórico de incidentes com tubarões. Com este episódio, sobe para seis o número de ocorrências registradas nesse trecho específico da costa. No total, Pernambuco contabiliza 82 ataques desde 1992, com 27 mortes confirmadas ao longo desse período.
O caso também chama atenção para a ausência de monitoramento na orla. Há cerca de três anos não eram registrados ataques no estado, e, atualmente, não há acompanhamento ativo nas áreas de risco. No início deste ano, o Comitê de Monitoramento de Incidentes com Tubarões lançou um edital com o objetivo de retomar as ações de vigilância e prevenção, mas o sistema ainda não foi reimplantado.



