Nova lei reforça direito a folga para exames preventivos de câncer e amplia acesso à informação nas empresas

Norma sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva obriga empregadores a divulgar direitos trabalhistas e campanhas de prevenção à saúde.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 minuto(s) de leitura
- PUBLICIDADE -

Uma nova legislação federal publicada nesta segunda-feira (6) amplia a conscientização sobre a prevenção do câncer e reforça direitos já previstos para trabalhadores com carteira assinada. A medida garante a possibilidade de ausência no trabalho por até três dias ao ano para a realização de exames preventivos, sem prejuízo no salário.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Embora o direito já estivesse previsto na Consolidação das Leis do Trabalho desde 2018, a nova lei traz avanços importantes ao estabelecer que as empresas devem informar de forma clara seus funcionários sobre essa possibilidade. Além disso, os empregadores passam a ter a obrigação de divulgar campanhas oficiais de vacinação contra o HPV e orientar sobre o acesso a serviços de diagnóstico de diferentes tipos de câncer.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Entre as novidades, a legislação também amplia o alcance das folgas, permitindo que sejam utilizadas para a realização de exames preventivos relacionados ao HPV, além dos já previstos para câncer de mama, próstata e colo do útero.

A norma, sancionada por Luiz Inácio Lula da Silva, foi publicada no Diário Oficial da União e entra em vigor com o objetivo de fortalecer políticas de prevenção e diagnóstico precoce, considerados essenciais para aumentar as chances de tratamento eficaz e reduzir a mortalidade causada pela doença.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -