O entorno do Açude da Nação, localizado no bairro Boa Vista, em Itapipoca, deverá passar por uma ampla transformação com a execução de um projeto de urbanização que prevê novos espaços de lazer, convivência e melhorias na infraestrutura. Na manhã desta sexta-feira (16), o prefeito Felipe Pinheiro divulgou, nas redes sociais, imagens que mostram como deverá ficar o local após a conclusão das obras.
De acordo com o gestor municipal, a ordem de serviço para a intervenção já foi assinada. O projeto contempla a implantação de uma pista de cooper para caminhadas, nova iluminação, um píer para contemplação da paisagem e áreas destinadas ao lazer e à convivência das famílias itapipoquenses. Também está previsto o reforço estrutural das paredes no entorno do açude.
A iniciativa integra o Programa de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Socioambiental de Itapipoca (PRODESA), financiado em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF).
Obra foi anunciada após episódio de notícias falsas
A intervenção ocorre meses depois de um episódio que provocou preocupação entre moradores do bairro Boa Vista e de áreas próximas ao reservatório. Na ocasião, informações falsas divulgadas nas redes sociais afirmavam que a parede do Açude da Nação havia se rompido, causando medo entre a população.
Veja também
Diante da repercussão, o prefeito Felipe Pinheiro e integrantes da equipe municipal acompanharam a situação. Técnicos da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) também estiveram em Itapipoca para realizar uma vistoria no local.
Após a avaliação técnica, não foram identificados indícios de rompimento da parede do açude, afastando a informação que havia circulado nas redes sociais.
Na época, em entrevista concedida ao Portal Itapipoca, Felipe Pinheiro informou que o reservatório e seu entorno passariam por uma grande reforma, com intervenções na estrutura existente e mudanças na aparência do espaço.
Projeto prevê novo espaço de convivência
Com a divulgação das imagens do projeto e o anúncio da ordem de serviço, a expectativa é que o Açude da Nação receba uma nova estrutura, oferecendo melhores condições para a população aproveitar o espaço.
Além das melhorias estruturais, a proposta busca transformar a área em um ambiente mais adequado para caminhadas, momentos de lazer e convivência entre moradores.
A urbanização deverá contribuir para a valorização do bairro Boa Vista e ampliar as opções de espaços públicos destinados ao bem-estar da população de Itapipoca.
A conclusão das intervenções e a disponibilização do espaço à população dependerão do andamento e da execução das obras.



