Morre Miguel Uribe Turbay, senador colombiano baleado em comício em Bogotá

Pré-candidato à Presidência da Colômbia e figura de destaque na oposição, político de 39 anos não resistiu aos ferimentos após atentado ocorrido em junho.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 minuto(s) de leitura

O senador colombiano e pré-candidato à Presidência da Colômbia, Miguel Uribe Turbay, morreu nesta segunda-feira (11), aos 39 anos. A informação foi confirmada por sua esposa, Claudia Tarazona, por meio de uma publicação no Instagram.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Uribe foi baleado no dia 7 de junho, durante um comício na cidade de Bogotá, e desde então estava internado em estado grave. “Você sempre será o amor da minha vida. Obrigada por uma vida cheia de amor, obrigada por ser um pai para as meninas, o melhor pai para o Alejandro”, escreveu Tarazona.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Até o momento, seis pessoas foram presas por suposto envolvimento no atentado.

Quem era Miguel Uribe Turbay

Ligado ao partido de oposição Centro Democrático e próximo ao ex-presidente Álvaro Uribe Vélez, Miguel Uribe era um crítico ferrenho do atual governo de Gustavo Petro. Iniciou sua trajetória política como vereador de Bogotá (2012-2015), foi Secretário de Governo da capital (2016-2019) e concorreu à prefeitura da cidade em 2019, ficando em quarto lugar. Em 2022, foi eleito senador.

Uribe era neto do ex-presidente Julio César Turbay Ayala, que governou a Colômbia entre 1978 e 1982, e filho da jornalista Diana Turbay, sequestrada e assassinada em 1991 por integrantes do Cartel de Medellín durante uma operação de resgate. Sua avó, Nydia Quintero de Balcázar, é fundadora da organização “Solidaridad por Colombia”.

Fazia parte de uma nova geração de políticos colombianos marcados pela perda precoce de familiares, ao lado do atual prefeito de Bogotá, Carlos Fernando Galán, e da senadora María José Pizarro.

Em outubro de 2024, no mesmo local onde sua mãe foi assassinada, Uribe anunciou sua intenção de disputar a Presidência da Colômbia nas eleições de 2026. Na ocasião, afirmou: “Eu poderia ter crescido buscando vingança, mas decidi fazer a coisa certa: perdoar, mas nunca esquecer.”

A campanha presidencial no país ainda está em fase inicial, e o Centro Democrático não havia oficializado seu candidato para o pleito.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -