Vendas de automóveis registram alta de 9,22% no acumulado de janeiro a agosto em comparação com o mesmo período de 2022

Medidas provisórias impulsionam o mercado, mas liberação de crédito preocupa, segundo a Fenabrave

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
3 Min Read
- PUBLICIDADE -

A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgou hoje, em São Paulo, dados reveladores sobre o desempenho do mercado automobilístico brasileiro. No acumulado de janeiro a agosto deste ano, as vendas de automóveis apresentaram um crescimento notável de 9,22% em comparação com o mesmo período de 2022. Este aumento representa a venda de 1,063 milhão de carros, em contraste com os 973 mil emplacamentos registrados nos primeiros oito meses do ano passado.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

No entanto, ao comparar os números de agosto de 2023 com agosto de 2022, observa-se uma retração de 1,1%, com a venda de 153,4 mil automóveis. O presidente da Fenabrave, Andreta Jr, explicou que essa queda foi influenciada pelo fim das medidas provisórias que ofereciam descontos na compra de veículos. Ele enfatizou a importância dessas ações governamentais para estimular o mercado, afirmando que “as medidas provisórias foram muito importantes para aquecer, momentaneamente, o mercado.”

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Andreta também apontou para outro fator preocupante que está afetando o setor: a dificuldade na liberação de crédito. Ele destacou que “nas últimas semanas, houve uma deterioração acentuada na liberação de crédito, com um aumento de cerca de 20% nas recusas de fichas de financiamento por parte das instituições financeiras. O crédito está restrito e isso afeta muito o mercado.”

No que diz respeito às motocicletas, o mercado apresenta uma tendência positiva. No acumulado de janeiro a agosto, as vendas de motos registram um crescimento impressionante de 21,17%, com o emplacamento de 1,045 milhão de unidades. Em agosto, as motocicletas tiveram uma expansão nas vendas de 20,38%, com a comercialização de 142,7 mil motos. No entanto, também neste segmento, a liberação de empréstimos tem sido um desafio. Andreta Jr observou que “o consumidor tem buscado alternativas de crédito para a compra de motocicletas, especialmente as de até 250 cilindradas, e o consórcio surge como opção consolidada. Além disso, notamos uma boa participação nas vendas à vista.”

Por outro lado, o mercado de caminhões apresenta números menos otimistas, com uma queda de 16,66% no acumulado dos primeiros oito meses do ano, registrando a venda de 67,4 mil unidades. Em agosto, os emplacamentos de caminhões caíram 27% em relação ao mesmo mês de 2022, com a venda de nove mil unidades. No entanto, Andreta Jr destacou que “77% dos caminhões emplacados em agosto foram com a tecnologia Euro 6, regra que restringe a emissão de poluentes para veículos a diesel.” Ele acredita que o setor deverá ser beneficiado pelos programas de financiamento anunciados recentemente pelo governo federal.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!