Programa do Farmácia Popular disponibiliza absorventes gratuitos para combater a pobreza menstrual; saiba como ter acesso

Iniciativa faz parte do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual do governo federal.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
3 Min Read
- PUBLICIDADE -

Desde a última semana, o Farmácia Popular está contribuindo para mitigar as dificuldades enfrentadas pela população em situação de vulnerabilidade social, disponibilizando absorventes gratuitos. Essa ação integra o Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual do governo federal, com o objetivo de combater a pobreza menstrual, uma questão que impacta diretamente na vida de milhares de pessoas, especialmente no contexto escolar.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Mais de 31 mil farmácias credenciadas em todo o Brasil participam dessa iniciativa, estando aptas a distribuir o item de higiene para o público que atende aos critérios do programa. Para garantir o acesso, é necessário que a pessoa apresente a autorização emitida no aplicativo Meu SUS Digital, juntamente com um documento de identificação com foto. Caso haja dificuldades em gerar o documento digital, orientações podem ser obtidas em Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Referência em Assistência Social (Cras), Centros Pop ou equipes do Consultório na Rua.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A campanha nacional intitulada “Dignidade Menstrual – um ciclo de respeito” foi lançada nesta terça-feira (23), veiculando informações sobre a importância do programa na TV aberta, rádio e locais de grande circulação em todo o país. Detalhes adicionais estão disponíveis na página criada pelo Ministério da Saúde.

A pobreza menstrual é um problema significativo que afeta não apenas a saúde, mas também a educação. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam que, no Brasil, uma em cada quatro meninas falta à escola durante o período menstrual, e aproximadamente 4 milhões enfrentam privações de higiene nas instituições educacionais, incluindo o acesso a absorventes, banheiros adequados e sabonetes.

Segue abaixo um guia passo a passo sobre como ter acesso aos absorventes e assegurar um ciclo menstrual digno:

Quem tem direito

Pessoas com idade entre 10 e 49 anos, consideradas em idade fértil, e inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal. Além disso, é necessário estar em uma das seguintes situações: estar em situação de vulnerabilidade social extrema (renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa), ser estudante da rede pública de ensino e de baixa renda (meio salário mínimo) ou estar em situação de rua.

Como retirar o absorvente gratuito

  1. Apresentar a autorização emitida no aplicativo Meu SUS Digital link para o aplicativo.
  2. Levar documento de identidade com foto e CPF.

Onde retirar o absorvente

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!