Ceará vai iniciar vacinação da população geral por faixa etária em junho

Vacinação contra a Covid-19 na população geral do Estado, escalonada por idade em ordem decrescente de 59 anos a 18 anos, ocorrerá após o cumprimento de 90% das metas das quatro fases prioritárias do PNI.

Publicidade

Mais lidas

Em reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Ceará (CIB-CE) realizada na tarde desta terça-feira (1º), gestores da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e das secretarias municipais de Saúde aprovaram o início da vacinação contra a Covid-19 na população geral do Estado, escalonada por idade em ordem decrescente de 59 anos a 18 anos, após o cumprimento de 90% das metas das quatro fases prioritárias do Programa Nacional de Imunizações (PNI). O encontro contou também com a participação de membros dos Ministérios Públicos Estadual, Federal e do Trabalho.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Com a decisão, os 184 municípios cearenses, responsáveis pela aplicação das doses dos imunizantes, já podem planejar os agendamentos da população geral. É fundamental que as pessoas estejam cadastradas na plataforma Saúde DigitalAs vacinações dos grupos prioritários da Fase 4 do PNI têm previsão de ocorrer até o dia 11 de junho. Para esta etapa, foram priorizados, segundo pactuação da CIB, trabalhadores da Educação, forças de Segurança e Salvamento, Forças Armadas, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade, trabalhadores portuários e do transporte aéreo.

O escalonamento das faixas etárias decrescentes será feito a partir de 59 até 18 anos de idade. Os prazos para aplicação das vacinas estão condicionados à disponibilidade de vacinas. “Essa decisão é a mais transparente possível, segura e justa. Termina, assim, uma série de debates de prioridades. É o mais adequado. Criar novos grupos de prioridades pode causar atraso e confusão entre categorias profissionais. O objetivo maior das instituições que fazem a CIB é vacinar todos os cearenses, da forma mais rápida e democrática”, destacou o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Profissionais da Educação

Na mesma reunião, os membros da CIB aprovaram, por unanimidade, a manutenção da autodeclaração dos profissionais da Educação se comprometendo a retornar às atividades presenciais – quando houver condições sanitárias adequadas – como documento necessário à vacinação desse grupo. A previsão inicial, baseada no cenário epidemiológico atual, é de retorno das instituições de ensino públicas em agosto de 2021.

Foto: Divulgação/Helene Santos

Durante reunião da CIB, foi mantida a necessidade da autodeclaração dos profissionais da Educação se comprometendo a retornar às atividades presenciais quando houver condições sanitárias adequadas.

“Nós percebemos uma antecipação da vacinação dos trabalhadores da Educação em relação a profissionais mais expostos, como motoristas. O que eu gostaria de deixar claro: não é admissível que sejam vacinados sem se ter uma data para retorno, condicionada às condições sanitárias adequadas”, assevera Mariana Férrer, procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE).

De acordo com o procurador do Ministério Público Federal (MPF) Alessander Sales, “o retorno às escolas e às universidades é a contrapartida desses profissionais à sociedade”. Já o titular da Sesa complementa que é necessário deixar claro que o Ceará está priorizando a Educação. “É um reconhecimento ao trabalho dos professores, dos profissionais da Educação, e da importância social que eles representam”, ressalta Dr. Cabeto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!