Amontada recebe base do Raio e central de videomonitoramento

Serão 30 policiais militares, 15 câmeras de videomonitoramento, dez motocicletas e uma viatura para reforçar a segurança da população do município e da região

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
6 Min Read
- PUBLICIDADE -

A 53ª base do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) foi instalada em Amontada, município localizado a quase 200 quilômetros de Fortaleza, que também recebeu a 52ª central de videomonitoramento para auxiliar no reforço da segurança pública. A solenidade de entrega por parte do Governo do Ceará ocorreu nesta sexta-feira (4) e contou com a participação do governador Camilo Santana, do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron, e do prefeito Flávio Filho.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O governador enfatizou o trabalho árduo que o Governo do Ceará vem fazendo para levar mais tranquilidade à população cearense. “Não tem um estado nesse país que tenha investido mais em segurança pública do que o Ceará. Seja em pessoal, equipamento, inteligência, tecnologia, armamento, em tudo que você possa imaginar. É um esforço grande porque essa é a preocupação da população. Da dona de casa, quando seu filho sai, que quer que ele volte com segurança. Do trabalhador, quando sai para trabalhar, que quer voltar para casa com segurança. E nós não temos medido esforços, tanto na área da prevenção – que é um grande caminho, como no fortalecimento policial”, destacou Camilo Santana.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O prefeito Flávio Filho reconheceu a relevância da implantação de uma base do CPRaio no município, mostrando que o Estado tem levado suas políticas públicas a todas as regiões. “Às vezes a gente não tem a dimensão do que é o empreendimento desse aqui no nosso município. É um evento de extrema importância, porque demonstra que Amontada está realmente no calendário do Governo do Ceará”, disse o gestor municipal.

Reforço

Com a chegada da base, Amontada ganhou um reforço de mais 30 policiais militares, 15 câmeras de videomonitoramento, dez motocicletas e uma viatura no auxílio ao combate à criminalidade. “O Raio é sinônimo de efetividade, de resultado e de melhoria na segurança pública. Um terço de todas as armas que a polícia do Ceará apreende nas mãos de criminosos são apreendidas em ações do Raio. O sistema de videomonitoramento do Ceará é o melhor do Brasil. Nós recebemos todos os meses visita de outros estados que vêm conhecer todos os resultados do trabalho que é feito”, enfatizou o secretário Sandro Caron, ao comentar sobre o trabalho do grupamento.

Pela eficiência no trabalho e os bons números apresentados em outros locais, a chegada do CPRaio em Amontada desperta a certeza de que o município estará mais tranquilo com o reforço. A auxiliar administrativa Ana Maria Almeida fez questão de assistir de perto a apresentação da equipe especializada e ressaltou seu pensamento sobre a vinda das equipes. “É um sentimento muito bom, porque aqui não tinha. Acredito que vai melhorar ainda mais a segurança no nosso município. A gente percebe só pelos equipamentos utilizados por eles”, disse a popular.

Agora, o CPRaio está presente em Fortaleza e em mais 13 bases na Região Metropolitana, além de 39 no Interior. No total, o comando possui 2.622 policiais militares, que utilizam 1.663 motocicletas e 90 viaturas no serviço de policiamento, além de contarem com a ajuda de 3.393 câmeras de videomonitoramento.

Agilidade no combate à criminalidade

Criado em 2004, com o objetivo de atuar com mais rapidez e precisão no combate a crimes, o CPRaio foi idealizado para um policiamento sobre duas rodas. Para isso, os policiais passam por um treinamento específico, que conta com aulas práticas de pilotagem de motocicleta, tiro policial, defesa pessoal e técnicas policiais especiais. As equipes são preparadas para diversas ocorrências, possuindo treinamento para adentrar com agilidade e velocidade em regiões de difícil acesso em virtude do espaço.

Conforme informou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Oliveira, o CPRaio vai continuar sendo ampliado. “Em janeiro de 2015 nós tínhamos apenas uma base alugada em Fortaleza. Hoje, já são 53 e o processo de expansão está em franco desenvolvimento. Nosso governador vem apostando muito na área da segurança pública, na valorização dos profissionais. São muitas viaturas e equipamentos de ponta”, disse.

Desde 2015, o Governo do Ceará iniciou um processo de expansão do CPRaio pelo estado. No começo, foram criadas bases nas cidades-polos das principais regiões. Em seguida, o comando foi levado às cidades com mais de 50 mil habitantes. Agora, diversos municípios com mais de 30 mil moradores já contam com o reforço. Já estão previstas mais 16 bases no Interior.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!