Operação Paz: Forças de Segurança capturam 113 suspeitos e apreendem armas e munições no Ceará

Resultados positivos marcam o primeiro mês de uma ação coordenada que visa combater o crime violento no estado.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
4 Min Read
- PUBLICIDADE -

No primeiro mês da Operação Paz, uma iniciativa coordenada pelas Forças de Segurança do Estado do Ceará em âmbito nacional, foram capturadas 113 pessoas suspeitas de envolvimento em Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) e outros delitos em todo o estado. Além disso, a ação resultou na apreensão de 44 armas de fogo e mais de mil munições, demonstrando um trabalho estratégico e integrado no combate à criminalidade.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A Operação Paz, que se estenderá por quatro meses, teve início em setembro e é coordenada a partir de dados fornecidos pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da SSPDS. Ela conta com a colaboração de equipes da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol/SSPDS), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE), além de receber apoio das Inteligências da SSPDS, da PC-CE e da PMCE.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os resultados impressionantes do primeiro mês da operação incluem o cumprimento de 28 mandados de prisão por homicídio, 40 mandados de prisão por outros crimes, 18 prisões em flagrante por homicídios consumados e 16 prisões em flagrante por outros delitos. Durante as ações policiais, 11 adolescentes foram capturados, seja em flagrante ou por força de cumprimento de mandados de busca e apreensão. Além disso, aproximadamente 3.690 pessoas e 1.208 veículos foram abordados, e 171 blitzes foram realizadas em todo o estado, resultando na notificação de 982 indivíduos.

Um dos destaques das operações foi a captura de um homem de 22 anos, apontado como partícipe de uma ocorrência que resultou nas mortes de quatro pessoas no bairro Mestre Antônio, Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do estado, no último dia 28 de setembro. O suspeito, com passagens por homicídio doloso e envolvimento em organização criminosa, foi capturado em uma residência com um revólver calibre 38 e seis munições, sendo autuado por integrar organização criminosa e porte ilegal de arma de fogo.

Outra ação de destaque ocorreu durante uma blitz realizada pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) no município de Quixadá (AIS 20), quando um homem de 30 anos, identificado como José Geidson de Almeida, foi abordado em um veículo. Dentro do carro, os policiais encontraram dois mil reais e cerca de 120 cartões de aposentadorias e auxílios. O suspeito, que tinha passagens por receptação, foi capturado e autuado por crime contra o idoso e crimes contra a economia popular.

No mesmo dia, uma ação integrada da PC-CE com a Polícia Civil do Estado do Pará (PCPA) resultou no cumprimento de um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem de 37 anos. Ele era investigado por ser chefe de um grupo criminoso responsável por homicídios ocorridos nos municípios de Jaguaribe, Alto Santo e Icó (AIS 18). Após investigações que culminaram na localização do foragido, o homem foi capturado no município de Rurópolis, no estado do Pará, demonstrando a dimensão interestadual das operações.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!