Aneel aprova redução média de 2,81% nas tarifas da Enel Distribuição Ceará

Queda no valor das tarifas entra em vigor na próxima segunda-feira (22); clientes residenciais e pequenos comércios terão redução de 3,03%, enquanto indústrias e grandes comércios verão redução de 2,10%.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 Min Read
- PUBLICIDADE -

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta terça-feira (16) a aprovação de uma redução média de 2,81% nas tarifas da Enel Distribuição Ceará. A mudança entra em vigor a partir da próxima segunda-feira (22), trazendo alívio para os consumidores do estado.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Essa redução representa uma boa notícia para os clientes de baixa tensão, que incluem residências e pequenos comércios, os quais desfrutarão de uma queda de 3,03% em suas contas de energia. Já para os clientes de média e alta tensão, predominantemente indústrias e grandes comércios, a redução será de 2,10%.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os principais motivos para essa diminuição nos valores das tarifas são a redução nos custos com a compra de energia, que registraram uma queda de 8,67%, e a variação negativa do índice IGPM nos últimos 12 meses, apresentando um decréscimo de 4,63%. Além disso, a parcela da tarifa repassada à distribuidora (chamada parcela B) também sofreu uma redução média de 2,41%, contribuindo diretamente para a diminuição do valor total das tarifas aos consumidores.

Vale ressaltar que a conta de energia não é composta apenas pelos serviços de distribuição, mas também por outros custos, como impostos, encargos setoriais e custos de geração e transmissão de energia, entre outros. As tarifas são definidas pela Aneel com base em leis e regulamentos federais.

Hugo Lamin, Diretor de Regulação da Enel Brasil, esclarece que, em uma fatura de energia no valor de R$ 100, apenas R$ 29,3 são destinados à Enel Distribuição Ceará, enquanto os demais itens são custos não gerenciados pela companhia e repassados às empresas de geração, transmissão e ao Governo Federal. Essa compreensão é essencial para contextualizar a redução nas tarifas e seus impactos para os consumidores.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!