Ministério da Educação divulga resultado da primeira chamada do Prouni com mais de 270 mil bolsas disponíveis

Programa Universidade para Todos oferece oportunidades de acesso ao ensino superior no segundo semestre de 2023

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 Min Read
- PUBLICIDADE -

Nesta terça-feira (4), o Ministério da Educação divulgou o resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni), em Brasília. O programa oferece aos estudantes a chance de ingressar no ensino superior por meio de bolsas de estudo parciais e integrais. Os interessados em participar do processo seletivo do segundo semestre de 2023 devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Ao todo, foram disponibilizadas 276.566 bolsas, sendo 215.530 integrais e 61.036 parciais. As bolsas contemplam cursos de graduação e cursos superiores sequenciais de formação específica, abrangendo diversas áreas do conhecimento.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Para ser elegível à bolsa integral, o estudante precisa comprovar uma renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Já para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Vale ressaltar que, desde o dia 1º de maio, o salário mínimo no Brasil é de R$ 1.320.

No processo de classificação e pré-seleção do Prouni, o Ministério da Educação utiliza a edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na qual o participante obteve o melhor desempenho. Isso significa que a nota obtida no Enem é um dos critérios utilizados para a seleção dos candidatos.

O Prouni tem se mostrado uma importante ferramenta para democratizar o acesso ao ensino superior no Brasil, possibilitando que estudantes de baixa renda tenham a oportunidade de cursar uma faculdade ou uma instituição de ensino superior. Os resultados da primeira chamada são aguardados com expectativa pelos participantes, que buscam realizar seus sonhos acadêmicos e profissionais.

O Programa Universidade para Todos é uma iniciativa que tem transformado a realidade de milhares de estudantes brasileiros, abrindo portas para o conhecimento e promovendo a inclusão social por meio da educação.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!