IFCE abre mais de 4 mil vagas em cursos técnicos presenciais em todo o Ceará

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) anuncia edital de seleção com oportunidades em 31 unidades, incluindo Itapipoca e diversas regiões do estado.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
3 Min Read
- PUBLICIDADE -

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) divulgou um edital de processo seletivo que promete impulsionar a educação técnica em diversas regiões do estado. Com mais de 4 mil vagas distribuídas em 31 unidades, o IFCE oferece oportunidades em uma ampla variedade de áreas, abrangendo desde Administração até Energia Renovável. As inscrições para o processo seletivo serão realizadas exclusivamente pela internet, de 15 de setembro a 8 de outubro, através do site ifce.funetec.org.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

As vagas contemplam as unidades de Acaraú, Acopiara, Aracati, Baturité, Boa Viagem, Camocim, Canindé, Caucaia, Cedro, Crateús, Crato, Guaramiranga, Horizonte, Iguatu, Itapipoca, Jaguaribe, Jaguaruana, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Mombaça, Paracuru, Pecém, Quixadá, Sobral, Tabuleiro do Norte, Tauá, Tianguá, Ubajara e Umirim. Vale destacar que o campus de Fortaleza não participa desta seleção, mas um edital para a unidade da capital está previsto para ser divulgado em breve, no dia 28 deste mês.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O edital abrange três modalidades de cursos técnicos oferecidos pelo IFCE. Os cursos integrados permitem que os alunos estudem o ensino técnico e o ensino médio tradicional simultaneamente no Instituto. Já os concomitantes são destinados a estudantes que frequentam o ensino médio em outra escola e, no contraturno, cursam o ensino técnico no IFCE. Por fim, os cursos subsequentes são voltados para estudantes que já concluíram o ensino médio.

A seleção ocorrerá em uma única etapa, considerando as notas do histórico escolar dos participantes. Uma novidade neste processo seletivo é que a entrega da documentação de inscrição, conforme exigido no edital, também será realizada pela internet, por meio do sistema de inscrições.

É importante ressaltar que o IFCE reserva 50% do total de vagas por curso, turno e campus para egressos de escolas públicas. Dentro dessa cota, há também a reserva para candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, bem como cotas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas e pessoas com deficiência. Para obter informações detalhadas sobre cursos, vagas, documentação de inscrição e cronograma completo, consulte o edital disponível aqui.

Com essa iniciativa do IFCE, a educação técnica se fortalece no Ceará, oferecendo oportunidades para uma ampla gama de estudantes, independentemente de sua origem ou situação socioeconômica. A busca por um ensino de qualidade e especializado agora está ao alcance de mais pessoas em todo o estado.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!