Ministério da Educação divulga resultados do Enem 2023 nesta terça-feira

Mais de 3,9 milhões de participantes aguardam ansiosos pelo desempenho no exame crucial para o acesso à educação superior no Brasil.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 Min Read
- PUBLICIDADE -

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta terça-feira (16) a liberação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, realizado nos dias 5 e 12 de novembro do ano passado. Com um total de mais de 3,9 milhões de participantes, o certame é aguardado com grande expectativa, uma vez que é considerado uma ferramenta essencial para o ingresso na educação superior no país.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Para ter acesso às notas, os participantes devem utilizar a Página do Participante, utilizando o login único da plataforma gov.br. O MEC destaca que as notas dos “treineiros”, indivíduos que realizaram o exame para autoavaliação e não para concorrer a vagas, serão divulgadas em março, enquanto o espelho com a avaliação das redações estará disponível após 90 dias da divulgação dos resultados.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O Ministério reitera que as redações são avaliadas com base nas cinco competências da matriz de referência, podendo alcançar até 1.000 pontos. Contudo, alerta para fatores que podem resultar em nota zero, como fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

Além de medir o desempenho escolar ao término da educação básica, o Enem é a principal porta de entrada para instituições de ensino superior no Brasil, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni). Os resultados também desempenham papel crucial em processos seletivos e são utilizados como critério para acesso a auxílios governamentais, incluindo o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!