Inscrições para o Sisu 2024 abrem na segunda-feira (22)

Sistema oferece mais de 260 mil vagas em instituições públicas de ensino superior em todo o país.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
3 Min Read
- PUBLICIDADE -

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 terão início na próxima segunda-feira, 22 de janeiro, e poderão ser realizadas até às 23h59 do dia 25 de janeiro. Este processo seletivo, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), oferece oportunidades em cursos de graduação em instituições públicas de educação superior, incluindo universidades, faculdades e a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Nesta edição do Sisu, que contempla 127 instituições em níveis federal, estadual e municipal, serão disponibilizadas 264.360 vagas. Os interessados podem conferir a lista de vagas por instituição no site oficial do programa.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Para efetuar a inscrição, os candidatos que participaram do Enem 2023 e obtiveram nota na prova de redação maior que zero deverão acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O sistema de inscrição do Sisu é integrado ao portal Gov.br do governo federal, onde os candidatos realizarão o cadastro com login e senha.

A seleção dos estudantes será feita com base na nota obtida na última edição do Enem, respeitando o limite de vagas por curso, modalidade de concorrência e perfil socioeconômico, conforme previsto pela Lei de Cotas.

As inscrições permitem que o candidato preencha um questionário socioeconômico e escolha até duas opções de curso, com a possibilidade de alterar as opções durante todo o período de inscrições. A inscrição válida será a última registrada no sistema.

A distribuição das vagas destaca-se principalmente nas instituições federais, com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) liderando com 9.240 vagas, seguida pela Universidade Federal Fluminense (UFF) com 8.788 e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com 7.750 oportunidades.

Já entre as instituições estaduais, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) lidera com quase 6 mil vagas, seguida pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi) com 4.215 e a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) com 2.610 vagas.

A Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente (Fama) no Paraná é a única instituição municipal participante, oferecendo 86 vagas.

Na esfera federal, em 2024, o Sisu contou com a adesão de 29 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Dom Pedro II. Destacam-se o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) com 5.520 vagas, o Instituto Federal do Ceará (IFCE) com 5.342 e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) com 3.290 vagas.

O cronograma prevê que o resultado da chamada regular do Sisu 1/2024 será divulgado pelo MEC em 30 de janeiro. Os selecionados deverão realizar as matrículas de 1º a 7 de fevereiro, apresentando a documentação necessária. O prazo para participar da lista de espera será de 30 de janeiro a 7 de fevereiro. Para esclarecer dúvidas, o MEC disponibiliza o telefone 0800-616161 e um site dedicado ao Sisu.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!