Período de solicitação de isenção da taxa do Enem 2024 começa hoje (15)

Interessados têm até 26 de abril para pedir gratuidade na inscrição ou justificar ausência na edição anterior

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 Min Read
- PUBLICIDADE -

A partir desta segunda-feira (15), os estudantes interessados em solicitar isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 têm a oportunidade de fazê-lo. O prazo para requerer a gratuidade ou justificar ausência na edição anterior se estende até o dia 26 de abril.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os pedidos de isenção devem ser realizados através da Página do Participante, utilizando o Login Único do Gov.br. Caso haja esquecimento da senha, orientações para recuperação estão disponíveis na própria plataforma.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estabelece critérios para a concessão da gratuidade da taxa de inscrição. Podem solicitar a isenção os estudantes matriculados na 3ª série do ensino médio em 2024 em escolas da rede pública declarada ao Censo Escolar, bem como aqueles que cursaram todo o ensino médio em instituições públicas ou como bolsistas integrais em escolas privadas. Além disso, pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com registro no CadÚnico, também têm direito à isenção.

Para os candidatos que não compareceram aos dois dias de prova do Enem em 2023, é necessário justificar a ausência caso queiram participar da edição deste ano gratuitamente.

Confira o cronograma completo do Enem 2024:

  • Solicitação de isenção da taxa/Justificativa de ausência: de 15 a 26 de abril
  • Resultado das solicitações de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 13 de maio
  • Período de recursos: de 13 a 17 de maio
  • Resultado dos recursos: 24 de maio

O Enem é uma ferramenta importante para avaliação do desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Instituições de ensino públicas e privadas utilizam os resultados do exame como critério único ou complementar em processos seletivos. Além disso, os resultados também são utilizados como parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!