Leidiane, a carateca Itapipoquense arretada

Publicidade

Mais lidas

A delegação do Ceará veio de longe para competir na etapa do Campeonato Brasileiro de Karate que eles consideram mais forte tecnicamente. Foram três dias de viagem para chegar a Porto Alegre, nada que desanime a equipe que conta com 13 atletas, entre eles, Leidiane Cassimiro, que compete pela segunda vez no Brasileiro, a primeira vez no Rio Grande do Sul.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leidiane pratica o esporte há seis anos e é bicampeã cearense de karate. Ela começou a aprender karate na escola, por um projeto da prefeitura do município de Itapipoca, a 300km da capital Fortaleza. A carateca conta que praticou esportes como vôlei e basquete, mas sempre teve vontade de fazer karate. “Eu comecei a fazer karate escondida porque minha mãe não gostava, mas depois ela foi conhecendo melhor, aceitando e hoje me incentiva a continuar”, relata. Os pais de Leidiane não tem condições de ajudá-la financeiramente, mas dão apoio para que ela siga no esporte.

Para a atleta, uma das maiores dificuldades é conseguir patrocínio para as despesas. A prefeitura paga hospedagem, alimentação e passagens para as competições, mas falta dinheiro para os equipamentos e uniformes. Leidiane afirma que a falta de incentivo a desanima e as dificuldades, principalmente financeiras, para seguir no esporte são muitas. Ela diz que o karate precisa ser mais valorizado, para que os atletas de base tenham mais chances. “As pessoas precisam valorizar os pequenos, porque eles vão ser o futuro do esporte do país. Serão os futuros campeões.”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A carateca conta que está sendo muito importante competir no Rio Grande do Sul, pois o nível dos atletas é muito alto. “Os atletas do Ceará se espelham muito no Sul, porque aqui é onde estão os grandes. Se quisermos vencer, temos que começar a vir para cá participar, porque o nível é totalmente diferente, é muito maior”, afirma. A atleta observa os outros competidores para aprender e, assim, melhorar em alguns pontos. Sobre o tempo de viagem para chegar até o evento, ela diz que apesar de cansativo, o esforço vale a pena. “Agora estou assistindo para conhecer o nível. Ver o que eu preciso treinar, o que eu tenho para corrigir. Eu já vi que melhorei muito e a experiência de lutar aqui foi muito boa. É assim que eu aprendo.”

Leidiane disputou o terceiro lugar na categoria Sub 21, mas não conseguiu classificação. Ela treina cinco horas por dia, mas diz que ainda tem muito a melhorar e aprender. A atleta continuará treinando para chegar ao nível que deseja e espera estar melhor preparada para as próximas competições.

Com a realização da Confederação Brasileira de Karatê. Federação Gaúcha de Karate e Austral Sports, o Campeonato Brasileiro de Karate tem o apoio de IPA-Metodista, NET, Claro, H2O, Trevisan, Prefeitura de Porto Alegre, Sport Clube Internacional, Feci, Rede Master e Latam.

Texto e foto:  Juliane Lucca/Voluntária/Aluna IPA
Supervisão:  Nathália Ely/Assessora de Imprensa Campeonato Brasileiro

Federação Gaúcha de Karatê

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!