Análise | Red Dead Redemption 2 é a experiência definitiva desta atual geração de consoles

João Antônio João Antônio
10 Min Read
- PUBLICIDADE -
Red Dead Redemptio 2 é o suprassumo de tudo que a Rockstar já criou

A franquia Red Dead nasceu em meados 2004, com Red Dead Revolver. Mas foi em 2010, com Red Dead Redempition, que a franquia teve seu ápice. A exatamente 8 anos atrás a Rockstar criou um velho oeste que até hoje impressiona. Seja na sua fidelidade de adaptação ou no mundo virtual que conseguiu criar.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Com uma história totalmente oposta a de GTA – outra grande franquia da Rockstar – o game deixou um gancho para uma possível sequência. Está longa e dolorosa espera chegou ao fim. Red Dead Redemption 2 foi anunciado oficialmente em 2017, mas só agora, em 2018, poderemos enfim, usufruir do game. O game promete ser o mais ambicioso game da Rockstar trazendo um mundo, ainda mais vivo e interativo. Enfim, será que toda esta espera valeu a pena? Continue com a gente e descubra.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Um digno conto faroéstico

Red Dead Redemption 2 se passa 12 anos ante de Red Dead Redemption. O velho pestes se encontra em seus últimos dias de vida onde ser  “fora da lei” deixou de ser moça. Com o boom da industrialização e a lei dominando todo território americano, assumimos o pspel de Arthur Morgan, um dos integrantes da gangue Van der Linch. Nesta odisseia no velho oeste lutaremos pela sobrevivência constantemente enquanto as autoridades buscam a cabeça de todos membros da gangue por recente roubo de banco.

Red Dead Redemption 2

Como citado anteriormente, está nova faceta da franquia será um reboot. Assim, muitas das dúvidas ou aspectos desconhecido do título de 2010 serão compreendidos agora. Em nossa jornada controlamos Arthur e logo de cara nos surpreendemos o quão carismático e profundo é este personagem. Certamente, a Rockstar conseguiu criar um personagem tão icônico como John Marston. Arthur é um cara rabugento – como todo fora da lei – mas dentro deste brutamonte um homem de bom coração. Notamos isso em inúmeras animações e diálogos aleatórios. Ao ponto que a Rockstar quis dar a franquia um novo personagem marcante, ela também explorou outros personagens que ganharam seus minutos de fama. Alguns dos personagens que você só ouviu falar em RDR 1, agora você vai conhece-lo da forma mais próxima possível. Principalmente os da gangue, estes nós nos familiarizamos rapidamente. Assim, cada um dos personagens tem sua relevância na narrativa.

Sinta o velho oeste na palma da mão

As novas mecânicas trazidas por Red Dead Redemption 2 são a evolução do que seu antecessor trouxe em 2010. No entanto, tudo se encontra mais fluido e realista e expansivo. Os combates continuam repletos de ação como um digno velho oeste, com movimentos que lembram bastantes os de GTA 5. Sobretudo, um dos aspectos mais incríveis deste game é seu sistema de mecânicas realistas. – Que é uma novidade na série, diga-se de passagem. Estas novas mecânicas se baseiam na influência do ambiente para com o personagem e seu autogerenciamento para sobreviver ao fator climático. Vale ressaltar, que este cuidado se estende também para seu fiel companheiro, o cavalo.

Arthur, assim como o seu cavalo possuem status. Arthur possui atributo relacionado à sua saúde, ao fôlego e a habilidade do Dead Eye. Já seu fiel companheiro, somente relacionado à saúde e ao folego. Independente de ambos, estes atributos devem ser evoluídos para que você também evolua. A maneira que estes atributos aumentam de nível funcionam como em GTA. Se você quer aumentar seu folego, você tem que estimulá-lo. Para isso deve correr e nadar. Assim, da mesma forma para os demais atributos.

Red Dead Redemption 2

Além deste sistema realista voltado para o personagem, o sistema de criação retorna bem mais expansivo de maneira vital. A caça não é mais uma opção, e sim uma necessidade. Pois além de criar mantimento para o uso próprio você deve alimentar a gangue. – Mas, isso é trarei mais na frente.

Em suma, as novas mecânicas de Red Dead 2 não configuraram somente um senso de progressão. Mas, sim, um aspecto realístico com bastante gerenciamento, criação e customização que lembrar bastante um RPG. Sobretudo, nossa jornada não se baseia somente na auto-progressão, agora temos mais coisas para investir e gerenciar. Como o campamento, Cavalo e o personagem em si. E se algum destes aspectos for negligenciado as consequências são iminentes. Mas, nem tudo são flores. Os comando de RDR 2 são imprecisos e possuem um pequeno atrasado de resposta- algo que presenciamos em GTA V. No entanto, esta falha técnica não ofusca toda a grandiosidade deste game.

Lar doce Lar

Uma das grandes implementações dentro do sistema de gameplay de RDR 2, foi os acampamentos. Nada mas é, onde a gangue Van Der Lin se comporta em meio as constantes fugas. Estes acampamentos não apenas uma justificativa de uma morada móvel. Este lar é composto por foras da lei e também seguidores que não exercem o mesmo papel. Cada um dos integrantes dessa comunidade viva possui uma função e atribuição. Pearson, por exemplo, é responsável pelas provisões e os mantimentos. Já Strass é o cara dos tônicos e remédios. E assim por diante. Além destas atribuições nomeadas a cada um dos integrantes, nós temos um papel fundamenta dentro desta comunidade. Assim como em State of Decay, RDR 2 trabalha com gerenciamentos constantes dentro do acampamento. Afinal, há pessoas que precisam ser alimentadas. Então, sua tarefa será manter este acampamento em linda e perfeita harmonia.

Red Dead Redemption 2

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Um dos aspectos impressionantes dentro do acampamento é o quanto ele é orgânico e realista. Cada integrante da gangue possui rotinas randômicas, dificilmente os encontramos fazendo a mesma coisa, parados em um mesmo local ou falando algo repetido. Tudo é acontece de forma realista e procedural.

Por fim, esta comunidade vida precisa ser evoluída. O acampamento tem três níveis de evolução: Provisões, Munição e Mantimentos. As provisões estão relacionadas aos remédios em estoque, aos aprimoramentos de cada barraca. Já a Munições, como o nome já diz, são reservas de munições disponíveis para Arthur. E os mantimentos aprimoram a criação de itens, equipamentos e o estoque de carne no acampamento. Desta forma, estes aspectos possuem status onde através da cor representa a necessidade do acamamento. Vermelho indica escasso, o branco (nem pouco e nem muito) e o amarelo, tudo está completo. Este gerenciamento para evitar a escassez do acampamento pode ser feito através doações recorrentes.

O mundo é o principal protagonista

Em meu primeiro contado com mundo de Red Dead Redmption 2 – após uma longa introdução – foi algo incomum. Este novo mundo criado pela a Rockstar é orgânico, iterativo e coerente. Tudo que está inserido dentro deste ambiente virtual tem uma razão pra estar ali. O que mais impressiona é o nível de realidade de interatividade que o mundo no proporciona. Os NPC’s possuem rotinas que acontecem de forma procedural, eles nunca estão fazendo a mesma coisa. Além, é claro, dos diversificados diálogos que eles possuem. Assim, dependendo da postura dentro do cenário eles vão agir de diferentes maneiras.

Red Dead Redemption 2

Este ambiente virtual é totalmente influenciável pela as decisões e atitudes que decidimos tomar. Qualquer postura estranha que você venha fazer em qualquer que seja o local, os habitantes irão reagir de diferentes formas. Seja te intimidando ou te entregando para alguma autoridade.

Além deste aspecto atípico, Red Dead 2 traz um mundo repleto de biomas. Com suas devidas faunas e floras e paisagens encantadoras de um velho oeste em seus últimos dias de vida. Dentro deste vasto e vivo território hostil, temos atividades que deixam este ambiente ainda mais vivo. Além das missões que compõem a trama principal, temos atividades secundárias que são tão profundas e bem construídas quanto. A variedade de coisas para se fazer, fazem de Red Dead Redemption 2 um game infinito e imprevisível.

A experiência definitiva da 8ª geração de consoles

Red Dead Redemption 2 entregou tudo o que prometeu. Um mundo vivo e interativo onde tudo reage sem que você interaja com ele. Sobretudo, a estrutura de mundo aberto criada pela a Rockstar, traz uma experiência e uma imersão além de sua geração. E sem dúvida RDR 2 abriu a porteira para nova geração com uma experiência única e definitiva

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!