Ministros da Justiça do Brasil e do Paraguai assinam acordo contra corrupção e crime organizado

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
3 Min Read
- PUBLICIDADE -

Nesta sexta-feira (27), o ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Flávio Dino, e o presidente do Paraguai, Santiago Peña, protagonizaram um marco na cooperação internacional ao assinarem o Compromisso de Assunção Contra a Corrupção e o Crime Organizado. O acordo tem como foco a atuação conjunta entre as duas nações no enfrentamento ao narcotráfico, contrabando de armas, lavagem de dinheiro e corrupção, com o objetivo de fortalecer a resposta policial e jurídica contra as redes criminosas que alimentam o tráfico de drogas e armas, bem como a lavagem de ativos em ambos os países.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Uma das principais iniciativas do compromisso envolve a troca de informações referentes a condenados em um dos países que buscam fugir para a nação vizinha. Além disso, o acordo prevê a expansão da estrutura do Comando Bipartite e a coordenação de ações entre as polícias federais dos dois países, com foco na política penitenciária.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O ministro Flávio Dino enfatizou a dimensão prática desse compromisso, com metas e datas bem definidas. Ele declarou: “Precisamos atuar unidos contra as organizações criminosas que atuam nessas áreas de tráfico, narcotráfico, tráfico de armas e mortes violentas. Nós temos experiência nessas áreas e estamos aqui para aprender com as experiências do Paraguai e colaborar para melhorar a nossa segurança”.

Além da assinatura do acordo, o ministro Dino participou da reunião do Comando Bipartite no Paraguai, com o intuito de fortalecer as ações de segurança nas cidades de Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul, e Pedro Juan Caballero, no Departamento Amambay, que fazem fronteira. O Comando Bipartite, assinado em 2021, é um mecanismo de cooperação policial internacional que estabelece canais institucionais de apoio entre as forças policiais responsáveis pela repressão e prevenção da criminalidade transnacional, representando a Polícia Federal do Brasil e a Polícia Nacional do Paraguai.

Esse compromisso é parte de um esforço conjunto para reforçar a segurança nas fronteiras entre Brasil e Paraguai e combater o crime organizado de forma eficaz. Além disso, um novo encontro entre os governos do Brasil, do Paraguai e dos demais países que compõem o Mercosul está agendado para 9 de novembro, onde serão discutidas estratégias de cooperação internacional no combate aos crimes cibernéticos, reforçando o compromisso conjunto no enfrentamento de diversas formas de criminalidade.

Tags:
Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!