França eleva nível de risco da gripe aviária para “alto” após novos casos

Ministério da Agricultura determina medidas rigorosas para conter disseminação do vírus

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 Min Read
- PUBLICIDADE -

Nesta terça-feira (5), o Ministério da Agricultura da França anunciou a elevação do nível de risco da gripe aviária de “moderado” para “alto” em resposta à detecção de novos casos da doença. A decisão, publicada no Diário Oficial do país, impõe restrições mais severas às granjas, exigindo que todas as aves domésticas sejam mantidas em locais fechados para conter a disseminação do vírus altamente contagioso.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A influenza aviária, mais conhecida como gripe aviária, tem assolado diversas regiões do mundo, resultando no abate de centenas de milhões de aves nos últimos anos. Comumente atingindo durante o outono e inverno, a doença tem se espalhado em países europeus, incluindo Alemanha, Holanda e Bélgica, nas últimas semanas.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Na semana passada, a França reportou o primeiro surto da doença nesta temporada, em uma fazenda na Bretanha, região no noroeste do país. O aumento do nível de risco para “alto” implica medidas mais rigorosas, como a manutenção de todas as aves domésticas dentro das fazendas e a implementação de medidas adicionais de segurança.

Embora a gripe aviária seja inofensiva nos alimentos, sua disseminação representa uma grande preocupação para governos e para o setor avícola devido à devastação que pode causar nos rebanhos, à possibilidade de restrições comerciais e ao risco de transmissão para seres humanos.

Em resposta à ameaça, a França lançou uma campanha de vacinação no início de outubro, inicialmente focada nos patos, que podem transmitir o vírus facilmente sem apresentar sintomas. A medida visa controlar a propagação do vírus e proteger tanto a saúde das aves quanto a segurança alimentar e a saúde pública.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!