O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou nesta sexta-feira (18) que determinou a revogação dos vistos do ministro Alexandre de Moraes, de seus familiares e de “aliados na Corte”. A medida foi tomada poucas horas após a Polícia Federal (PF) realizar uma operação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, que incluiu buscas e apreensões, além da determinação de uso de tornozeleira eletrônica e recolhimento noturno entre 19h e 6h.
O anúncio de Rubio não especifica quais outros ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) também seriam atingidos pela revogação. Em declaração publicada em suas redes sociais, o secretário acusou Moraes de promover perseguição política e censura contra Bolsonaro.
“A política de caça às bruxas de Alexandre de Moraes contra Jair Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura que viola os direitos dos brasileiros e também atinge os americanos. Ordenei a revogação dos vistos de Moraes, seus aliados na corte, e seus familiares, de forma imediata”, escreveu Rubio.
Veja também
Procurado pela Agência Brasil, o STF ainda não se manifestou sobre a decisão do governo americano.
Medidas cautelares
As medidas cautelares impostas a Bolsonaro foram determinadas no inquérito que investiga a atuação do deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente, em articulações com o então governo de Donald Trump para promover retaliações ao governo brasileiro e aos ministros do Supremo, além de tentar barrar o andamento da ação penal sobre a trama golpista.
Em março deste ano, Eduardo Bolsonaro pediu licença do mandato parlamentar e se mudou para os Estados Unidos, alegando ser alvo de perseguição política no Brasil. A licença termina no próximo domingo (20).