Tremor de magnitude 5,2 deixa mortos, feridos e milhares de desalojados no sul da China

Abalo sísmico atingiu a província de Guangxi durante a madrugada e provocou desabamentos, evacuações e operação emergencial de resgate.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
3 minuto(s) de leitura
- PUBLICIDADE -

Um terremoto de magnitude 5,2 na escala Richter atingiu o sul da China na madrugada desta segunda-feira (18), provocando mortes, feridos e a retirada de milhares de moradores das áreas afetadas. O tremor ocorreu na província de Guangxi e mobilizou equipes de emergência, bombeiros e autoridades locais.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

De acordo com o Centro de Redes Sismológicas da China, o epicentro foi registrado às 0h21 no horário local, a uma profundidade de oito quilômetros. O abalo teve como principal área atingida o condado de Liunan, que integra a cidade de Liuzhou.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

As primeiras informações divulgadas pela agência estatal Xinhua apontaram duas mortes e uma pessoa desaparecida após o desabamento de estruturas na região. Horas depois, a emissora estatal CCTV informou que a última vítima presa sob os escombros na comunidade de Taiyangcun foi encontrada com vida e encaminhada em estado estável para uma unidade hospitalar.

O tremor foi sentido em diversas cidades da província de Guangxi, incluindo Liuzhou, Guilin e Nanning, capital regional. O impacto também alcançou Hong Kong, localizada a cerca de 500 quilômetros do epicentro, segundo autoridades meteorológicas locais.

As autoridades chinesas ativaram imediatamente protocolos de emergência para coordenar as ações de busca, resgate e evacuação. Equipes técnicas também iniciaram inspeções em residências, sistemas de abastecimento de água e energia, pontes, estradas e áreas consideradas de risco geológico.

Em balanço divulgado nas primeiras horas após o terremoto, a polícia local informou que ao menos 13 casas desabaram. Quatro pessoas foram encaminhadas para hospitais, todas fora de perigo.

Mais de 7 mil moradores precisaram deixar suas residências por medida de segurança. Apesar dos danos registrados, os serviços de comunicação, energia elétrica, abastecimento de água, gás e o tráfego nas principais vias da região seguem funcionando normalmente, segundo o governo local.

Além do tremor principal, vários abalos secundários foram registrados ao longo da madrugada e da manhã. Autoridades sismológicas identificaram ao menos cinco tremores de magnitudes entre 2,2 e 3,2 antes e depois do terremoto principal.

Outro abalo secundário de magnitude 3,3 foi registrado às 7h41 no horário local, também em Liunan, a uma profundidade de 10 quilômetros.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -