Covid-19: Prefeitura prorroga decreto de isolamento social e adota novas medidas em Itapipoca

Continuará determinada a restrição de locomoção noturna, a qualquer indivíduo, além da permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 19h às 5h, além do rodízio de veículos.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
4 Min Read
- PUBLICIDADE -

A Prefeitura de Itapipoca anunciou na noite deste domingo (7), através das redes sociais, a prorrogação do decreto de isolamento social até dia 15 de junho, que institui no município medidas de isolamento social restritivo a população para enfrentamento da pandemia de covid-19.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Continua determinado, entre 19h e 5h da manhã de segunda a sexta-feira, e entre 14h e 5h aos sábados, a restrição de locomoção a qualquer pessoa, além da permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas da cidade, exceto a circulação quando necessária para acesso a serviços essenciais.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Fica estabelecido o dever especial de permanência domiciliar obrigatório em Itapipoca. O uso de máscara é obrigatório.

Ficam mantidas as medidas para controle de entrada e saída de pessoas e veículos, diante de barreiras sanitárias:

  • Controle do tráfego de veículos e motocicletas, sendo abordadas por equipes formadas por profissionais da saúde que realizam a medição da temperatura com termômetros digitais e orientações;
  • Demais medidas necessárias para o controle da proliferação do vírus.

Rodízio de veículos continua

Em dias ímpares, somente poderão circular pelo município veículos que terminem suas placas com números ímpares. Em dias pares ficam as placas finalizadas em números pares. Medida vale até 14 de junho.

Agentes de trânsito, fiscais sanitários, e fiscais tributários, juntamente com a Polícia Militar fiscalizarão o cumprimento do decreto. O indivíduo que não obedecer sofrerá penalidades cabíveis. Caso necessário, a força policial poderá ser acionada.

Conforme a Prefeitura de Itapipoca, as atividades poderão continuar a funcionar:

  • deslocamento para ida a serviços de saúde ou farmácia, para compra de medicamentos, sendo ainda permitido neste período o serviço de delivery de medicamentos;
  • situações em que fique comprovada a urgência ou emergência do deslocamento;
  • deslocamento de servidores, funcionários e colaboradores, no desempenho de suas funções, que atuem nas unidades públicas ou privadas de saúde e assistência social, das estruturas das Forças policiais e de Segurança Pública e patrimonial;
  • Serviços de delivery de alimentos, com a garantia por parte dos empregadores do transporte dos colaboradores em direção a suas casas, ao final do serviço.

Profissionais autônomos que prestam serviços essenciais poderão elaborar autodeclaração e se cadastrar perante a Autarquia Municipal de Trânsito de Itapipoca (AMTI) acompanhado do comprovante de registro profissional.

Comércio e indústria

Comércios e indústrias autorizados a funcionarem deverão adotar e cumprir as orientações determinadas pelo Governo do Estado do Ceará, impostas nos decretos 33.608 de 30 de maio de 2020 e 33.617 de 6 de junho de 2020.

Mototaxistas

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Na tarde de sábado (6), o sindicato dos mototaxistas comunicou o retorno da categoria ao trabalho a partir desta segunda-feira (8).

De acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado pela Prefeitura de Itapipoca na noite desta sexta-feira (15), o município registrou 1145 casos confirmados, 392 descartados, 818 suspeitos, 1421 pacientes recuperados, e 63 óbitos.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!