Itapipoca, Paracuru e São Gonçalo do Amarante recebem Festival de Circo

Dividida em Circuito Oeste e Circuito Leste, a circulação começa no dia 21 de novembro, passando por seis cidades cearenses com artistas da Bélgica, Colômbia, São Paulo, Rio Grande do Sul e Ceará. O acesso é gratuito.

Publicidade

Mais lidas

Depois de cinco dias de programação online realizada entre 09 e 13 deste mês, com atrações do Ceará e da cidade de Rosário, na Argentina, o 7° Festival Internacional de Circo do Ceará inicia no dia 21 de novembro a programação presencial, passando por seis cidades com apresentações de artistas e companhias locais, nacionais e internacionais. Começa com o Circuito Oeste com atividades em Paracuru (21 e 22/11), São Gonçalo do Amarante (25 e 26/11) e Itapipoca (28 e 29/11); e em janeiro de 2021, o Circuito Leste, em Fortaleza, Aquiraz e praia de Canoa Quebrada, em Aracati. Quem não assistiu ou quiser rever os espetáculos da programação virtual, eles permanecem disponíveis até janeiro do próximo ano no canal do festival no Youtube.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

PARACURU

A programação do Circuito Oeste do Festival Internacional de Circo do Ceará começa pela cidade de Paracuru, onde acontece nos dias 21 e 22 de novembro, a partir das 19h, na Quadra da Escola Padre João da Rocha. A Banda Maestro Pixuna, de Paracuru, abre a cena nos dois dias com um repertório característico do universo do circo, e depois começa o Variété, nome dado à programação circense.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No dia 21, sábado, o Variété será com os espetáculos “Palhaceando por aí”, da Companhia de Teatro Trupe do Riso (Fortaleza/CE); “O Clássico Circo”, do Coletivo FusCirco (Fortaleza/CE); “Passa (rela)”, do Grupo Panelinha (Fortaleza/CE); “Deslira”, da Iara Gueller (SP); “Rascunho 37”, da Companhia Gravitá (SP); e “Emoções e Aerial Straps”, de Helder Vilela (SP).

No domingo, 22, são atrações na Variété os espetáculos “K’Os Variedades”, da K’Os Coletivo (Fortaleza/CE); “O Duelo”, com Palhaço Teretetéu e Mendes Netto (Caucaia/CE); “Passeio Aéreo”, do Super Silva Jr (Fortaleza/CE); “Encore une fois”, da Tripotes La Compagnie” (Bélgica); “O Fogo Sagrado”, de Enzo Manuel (Jericoacoara/CE); e reapresentação dos espetáculos “Palhaceando por aí”, da Companhia de Teatro Trupe do Riso (Fortaleza/CE); “Emoções e Aerial Straps”, de Helder Vilela (SP); e “Rascunho 37”, da Companhia Gravitá (SP).

SÃO GONÇALO DO AMARANTE

O Polo Cultural ABC será o palco do Variété do festival em São Gonçalo do Amarante, nos dias 25 e 26 (quarta e quinta-feira), a partir das 19h. No primeiro dia as atrações são: “Palhaceando por aí”, da Companhia de Teatro Trupe do Riso (Fortaleza/CE); “Junto e Misturado”, de Desequilibradoz (Maracanaú/CE); “Acromalabares – Entre formas e matize”, da Companhia Dúo de Cabeza (Colômbia); “NULONUNCA”, de Alysson Lemos (Fortaleza/CE); “Deslira”, de Iara Gueller (SP); e “O Retirante”, de Jonathan Marinho (PE).

Na quinta, a programação será com “Palhaceando por aí”, da Companhia de Teatro Trupe do Riso (Fortaleza/CE); “Espetáculos de Brincadeiras e Gargalhadas”, do Grupo Tengo Lengo Tengo (Paracuru/CE); “Alecrim no olho da rua”, da Carroça de Mamulengos (Juazeiro do Norte/CE); “Fock the Foca”, de Bástian Arrieta (RS); “Movidos Pelo Twist”, da Cía FloTTant (Venezuela); e “Encore uma fois”, da Tripotes La Compagnie (Bélgica). 

ITAPIPOCA

E na cidade dos três climas, como é conhecida Itapipoca, o 7º Festival Internacional de Circo do Ceará estará no Colégio Alfa Baby & Master nos dias 28 e 29, a partir das 19h. No sábado, 28, a programação conta com “Palhaceando por aí”, da Companhia de Teatro Trupe do Riso (Fortaleza/CE); “MÁ GÍ ÁH!!!”, com o palhaço Bibildo interpretado por Dyego Stefann (Fortaleza/CE); “Movidos Pelo Twist”, da Cia FloTTant (Venezuela); “Deslira”, da Iara Gueller (SP); “Sonhos”, do Mágico Goldini (Fortaleza/CE); “Acromalabares – Entre formas e matizes”, da Companhia Dúo de Cabeza (Colômbia); e “Os Guardiões do Fogo”, do Circo Itinerante (Jijoca de Jericoacoara/CE).

Encerrando o Circuito Oeste, no domingo, 29 de novembro, são atrações no Variété “Palhaceando por aí”, da Companhia de Teatro Trupe do Riso (Fortaleza/CE); “SER TÃO PALHAÇO”, da Cia Lamparim de Circo e Teatro (Quixeramobim/CE); “Fock the Foca”, de Bástian Arrieta (RS); “O Retirante”, de Jonathan Marinho (PE); e “Encore une fois”, da Tripotes La Compagnie” (Bélgica). 

ECONOMIA CIRCULAR

Além das apresentações artísticas, o festival vai realizar também atividades em prol do meio ambiente. No dia 22, em Paracuru, será realizado o plantio de uma muda nativa na Praça do Farol, na Praça da Igreja Matriz e no bairro Riacho Doce. Em dezembro, junto com a programação do programa de Formação Luz no Picadeiro, o festival vai realizar aulas criativas com o tema do reuso, transformando materiais que seriam descartados em instrumentos e objetos do universo circense.

Essa prática do reuso fará parte de mais uma ação desta edição. O festival vai dar uma nova utilidade para o material de comunicação do evento. Os banners, por exemplo, serão transformados em diversos estilos de bolsas, que serão dadas de presente aos artistas da próxima edição. Além dessa ação sustentável, o evento vai realizar o plantio de mudas de Baobá em Paracuru.

O 7º Festival Internacional de Circo do Ceará, financiado via Lei de Incentivo à Cultura, é apresentado pelo Atacadão, com patrocínio do Grupo DASS, apoio da Aniger e agradecimento Enel. Tem o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Lei Nº 13.811, de 16 de agosto de 2006). Parceria: Porto Dragão e Teatro Municipal La Comedia de Rosario, na Argentina. A produção é da Iluminura Produtora Cultural. Realização: Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

SERVIÇO

7º Festival Internacional de Circo do Ceará – [PRESENCIAL] Circuito Oeste, em Paracuru (21 e 22/11), São Gonçalo do Amarante (25 e 26/11) e Itapipoca (28 e 29/11) e Circuito Leste, em Fortaleza, Aquiraz e Canoa Quebrada, com datas a confirmar. Informações no site (https://www.festivaldecircoceara.com/) e redes sociais do evento. Instagram @festivalcircoceara e Facebook @festivaldecircodoceara. Contatos: (85)3459-0096 e [email protected].

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!