25.1 C
Itapipoca

Nós Itapipoca

Cervos gigantes habitaram Itapipoca durante a Era do Gelo

Agora Itapipoca acrescenta mais dois membros à sua lista de animais pré-históricos que viveram no município até pelo menos 10 mil anos.

Publicidade
Publicidade

mais lidas

Paleontólogos do Laboratório de Mastozoologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e seus colaboradores, ao revisarem fósseis de megafauna guardados no Museu Nacional, constataram que duas das maiores espécies de cervos que existiram na América do Sul, habitaram a Região Nordeste do Brasil, inclusive em Itapipoca, durante o Período Pleistoceno, conhecido como “Era do Gelo”. A descoberta foi publicada na prestigiada revista científica internacional “Journal of South American Sciences”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Um dos cervos é do gênero Morenelaphus, mas não foi possível identificar ou classificar o outro, ficando como cervídeo indeterminado. Dois dos fósseis estudados foram coletados em Itapipoca, no famoso sítio paleontológico João Cativo, em 1961, por pesquisadores do Museu Nacional. Essas peças foram atingidas pelo incêndio que destruiu aquele museu em 2018 e, provavelmente, foram perdidas, mas havia fotografias e descrições anatômicas detalhadas delas, o que possibilitou os estudos.

Agora Itapipoca acrescenta mais dois membros à sua lista de animais pré-históricos que viveram no município até pelo menos 10 mil anos: Os cervos-gigantes.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Vídeo do tanque natural João Cativo

Para acessar o artigo: https://doi.org/10.1016/j.jsames.2021.103154

Fonte: Museu da Pré-história de Itapipoca (MUPHI)

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

últimas notícias

Publicidade

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!