25.1 C
Itapipoca

Nós Itapipoca

Moradores denunciam morte de gatos por envenenamento em Itapipoca

De acordo com a denunciante, o crime acontece há meses e ninguém foi detido

Publicidade
Publicidade

mais lidas

Moradores do Bairro Boa Vista, em Itapipoca, estão denunciando a morte de diversos gatos após envenenamento. Situação acontece há meses, mas ninguém foi detido até o momento. Segundo a denunciante, o crime tem acontecido com frequência nos últimos meses, principalmente a Rua José do Patrocínio, próximo a parede do açude da Nação. “Virou rotina isso, já aconteceu inúmeras vezes”, disse.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De acordo com o relato, a intenção da denúncia é alertar moradores da região e fazer um apelo para que as autoridades tomem todas as providências possíveis.

Em um dos vídeos enviados ao Portal Itapipoca por um aplicativo de mensagens, é possível ver um dos animais agonizando.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O que fazer em caso de envenenamento

Segundo um veterinário procurado por nossa reportagem, é possível identificar os sinais de emergência em animais que foram envenenados. No entanto, ele alerta para que o dono do animal não tente receitas caseiras porque algumas substâncias podem aumentar os efeitos do veneno.
“Na maioria, os sinais de emergência são falta de ar, diarreia, salivação, vômitos, tremores, fraqueza e até convulsões. Após identificar sintomas de envenenamento, a primeira ação a ser tomada é levar o animal imediatamente para os cuidados veterinários. Quanto antes for o socorro especializado, melhores são as chances de tratamento e de evitar sequelas no animal”, disse.

O profissional alerta que nem sempre é possível manter o animal de estimação totalmente protegido, principalmente se o envenenamento foi causado por ação criminosa. “No entanto, é possível deixá-lo longe dos portões e de lugares onde as pessoas possam jogar venenos”, disse.

Envenenar animais é crime

O responsável por esse ato pode ser enquadrado no crime de Crueldade contra Animais, que encontra respaldo legal na Lei de Contravenções Penais e Lei de Crimes Ambientais.

Acidental ou intencional, o envenenamento é o responsável pela maioria das mortes de cães e gatos superando, inclusive, o número de mortes causadas por atropelamentos. No primeiro caso, o perigo está dentro da própria casa, por simples descuido do proprietário. O animal pode ingerir ou apenas ter contato com produtos de limpeza como inseticidas, detergentes, desinfetantes, venenos para ratos ou baratas ou medicamentos. Já nos envenenamentos intencionais, o que é crime, as maiores vítimas são, geralmente, os animais de rua e aqueles que, apesar de terem dono, têm acesso à rua. Este tipo de intoxicação pode ser causado por pessoas que desejam se livrar dos animais sejam eles abandonados ou não, simplesmente pelo fato de sentirem-se incomodadas.

O conhecido chumbinho que, apesar de ser ilegal e ter sua venda proibida é a arma mais utilizada para o envenenamento de cães e gatos, por ser facilmente encontrado, inclusive sendo vendido como ‘veneno para ratos’.

Os sintomas do envenenamento por chumbinho podem ser tremores em alguns músculos, diminuição dos batimentos cardíacos, salivação excessiva, dificuldades para respirar, diarréia, vômitos, tosse, secreções nasais, edema pulmonar, o animal urina constantemente, perda da coordenação motora, etc.

2 COMENTÁRIOS

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

últimas notícias

Publicidade
Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!