Corpo de Bombeiros resgata cabra que caiu em cacimba em Itapipoca

Resgate aconteceu nesta quarta-feira (5), na localidade de Sítio do Meio

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
3 Min Read
- PUBLICIDADE -

Nesta quarta (05), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, por meio da 5ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (5ªCia/3ºBBM), sediado em Itapipoca, foi solicitado para realizar o resgate de uma cabra na localidade de Sítio do Meio.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A equipe de Busca e Resgate da 5ªCia/3ºBBM, foi composta pelo subtenente Rivelino, cabo Fabrício, soldado Erisvando, soldado Nogueira e soldado Felipe, deslocou- se até o local, na Zona Rural do Município de Itapipoca, na viatura de Auto Salvamento 57 (AS 57).

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Tratava-se de uma cabra que caiu em um poço de aproximadamente 12 metros  de profundidade.

“Ao Chegarmos no local da ocorrência verificamos que o animal estava vivo, no fundo do poço que tinha uma profundidade aproximada de 12 metros. Utilizamos um cabo com um laço e um nó de correr, foi feita a amarração, conseguimos laçar o animal com segurança e assim fazer o seu resgate por meio de içamento”, contou o subtenente Rivelino.

Após o resgate, o animal foi entregue ao solicitante da ocorrência, o Senhor Paulo.

Prevenção

Em linhas gerais, os animais silvestres são protegidos pela Lei nº 9.605/1998, a Lei dos Crimes Ambientais. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará alerta para os cuidados que se devem ter ao encontrar um animal silvestre. Primeiro, mantenha sempre distância do animal; não tente capturá-lo para não ferir ou machucá-lo. Em seguida, acione uma equipe do Corpo de Bombeiros para fazer o resgate, ligando o número 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados.

O CBMCE orienta também aos condutores de veículos que quando visualizarem animais em vias de tráfego, sempre reduza a velocidade ou pare o veículo. Assim, poderá evitar acidentes e não machucar o animal, na maioria dos casos, levando-o à morte.

Como também, recomendamos que os poços, valas e cacimbas devem estar cercados, sinalizados e tampados para se evitar situações de acidentes. Os animais e as crianças são curiosos e não tem noção do perigo.

Balanço

Em síntese, no ano de 2019, o CBMCE resgatou 3.919 animais em Fortaleza e no Interior do Estado. Em 2020, esse número de salvamentos aumentou para 5.217. Enquanto que em 2021 foram registrados 6.252 animais pelo Corpo de Bombeiros em todo o Ceará.

Foram resgatados animais das seguintes espécies: bacurau, bezerro, cão, cavalo, cabra, cobra (jiboia, caninana, jararaca), carcará, cassaco, cavalo, coruja, égua, garrote, iguana, gato mourisco, gato do mato, gambá, gavião, guaxinim, jacaré, jacaré-de-papo-amarelo, jacaretinga, jaguatirica, macaco-prego, pardela-de-barrete, porco-espinho, raposa, sagui, tamanduá-mirim e vaca.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!