Itapipoca amanhece com o céu avermelhado; veja vídeo

Segundo especialista, mudança de cor do céu é resultado da erupção de um vulcão no oceano Pacífico, que lançou partículas na atmosfera.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 Min Read
- PUBLICIDADE -

Itapipoquenses registraram um céu de cor vermelha e também com tons de rosa, durante o nascer do sol desta terça-feira (8). Imagens foram feitas em diferentes bairros da cidade.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O fenômeno vem sendo registrado há alguns dias em vários estados brasileiros, como Rio Grande do Norte, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Ao G1, o chefe do setor de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuário do Rio Grande do Norte, Gilmar Bristot, informou que a coloração é um dos efeitos das cinzas e gases lançados à atmosfera pela erupção de um vulcão submarino em Tonga, no oceano Pacífico, no último dia 15 de janeiro.

De acordo com o especialista, as partículas emitidas pelo vulcão foram dissipadas pelo ar, entrando nas correntes de ar em alto nível. Uma delas percorreu mais de 12 mil quilômetros e chegou à América do Sul, espalhando o material principalmente na faixa litorânea. No Brasil, chegou primeiro ao Sul, passou pelo Sudeste e depois alcançou o Nordeste.

Os tons variam entre rosado, avermelhado, até um pouco alaranjado, e ocorrem no amanhecer.

Ainda de acordo com Gilmar, o fenômeno ainda deverá ser percebido ao longo dos próximo dias, mas deve ser reduzido, inclusive por causa da ocorrência de chuvas.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!