Corpo de Bombeiros de Itapipoca aprimora habilidades de corte de árvores em treinamento

Treinamento ocorreu na quinta-feira (4)

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
4 Min Read
- PUBLICIDADE -

Na última quinta-feira, 04 de maio, a 5ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros, localizada em Itapipoca, realizou uma instrução sobre noções em cortes e poda de árvores. O objetivo do treinamento foi capacitar os bombeiros militares para atuarem de forma segura e eficiente em situações que envolvam a atividade de corte de árvores com a utilização de motosserras.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar, a atividade de corte de árvores com a utilização de motosserras é classificada como de alto risco, tanto para os bombeiros militares quanto para terceiros que estejam nas proximidades do local de execução da operação. Isso porque, além de causar graves ferimentos e até mesmo a morte, a atividade também pode provocar grandes prejuízos econômicos, caso seus riscos não sejam gerenciados e suas técnicas dominadas.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Com o objetivo de evitar acidentes e garantir a segurança de todos, os bombeiros militares da 5ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros participaram de um treinamento operacional completo, que abordou noções em cortes e poda de árvores. O treinamento foi ministrado por profissionais capacitados e experientes na área, que compartilharam conhecimentos teóricos e práticos sobre o tema.

Com essa instrução, os bombeiros militares da 5ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros estarão ainda mais preparados para atender às demandas da população, com segurança, eficiência e qualidade. A iniciativa demonstra o comprometimento do Corpo de Bombeiros Militar com a capacitação constante de seus profissionais, em busca da excelência no atendimento e na prestação de serviços à sociedade.

O trabalho de poda e corte de árvores é uma atividade de grande importância, especialmente em situações de emergência, como aquelas em que a árvore representa um risco para a vida ou o patrimônio. No entanto, esse trabalho exige muito conhecimento e habilidade, além de cuidados especiais para garantir a segurança dos profissionais envolvidos.

Pensando nisso, a 4ª Companhia do 2º BBM – Pecém e a Ciopaer promoveram uma série de instruções para as equipes de bombeiros e socorristas que realizam esse tipo de trabalho. Os responsáveis pelas instruções foram o subtenente Meneses e o cabo Cavalcante, que abordaram a importância do conhecimento dos materiais em altura e os cuidados necessários para prolongar a vida útil dos equipamentos.

Durante as instruções, os participantes também tiveram a oportunidade de assistir a diversas demonstrações de técnicas de corte de árvores, incluindo ascensão, descensão, ancoragem e tração. Essas técnicas são essenciais para garantir que o trabalho seja realizado de forma segura e eficiente, minimizando os riscos de acidentes e danos.

Além disso, foram apresentadas algumas orientações importantes para garantir a segurança dos profissionais envolvidos. Por exemplo, o Corpo de Bombeiros só realiza o corte de árvores que oferecem risco à vida ou ao patrimônio, e é necessário ter autorização dos órgãos de proteção ao meio ambiente para realizar o corte ou poda de uma árvore. Somente equipes habilitadas devem realizar esse tipo de trabalho, e devem seguir os procedimentos de segurança, como a utilização de equipamentos de proteção individual e equipamentos de trabalho em altura específicos, em condições adequadas de uso.

Com essas instruções, espera-se que os profissionais que realizam o trabalho de poda e corte de árvores estejam mais preparados para enfrentar os desafios dessa atividade, garantindo a segurança de todos os envolvidos e protegendo o meio ambiente.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!