Itapipoca está entre os 26 municípios do Ceará que receberão novos peritos médicos do INSS

Estado ampliará em mais de 50% sua capacidade de atendimento pericial; contratações são resultado de concurso público realizado após 15 anos e beneficiarão também outras cidades cearenses.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 minuto(s) de leitura

O município de Itapipoca está entre os 26 do Ceará que serão contemplados com a chegada de novos peritos médicos federais para atuação nas Agências da Previdência Social. Ao todo, o estado contará com 60 novos profissionais, o que representa um aumento de 51,72% na capacidade operacional da perícia médica, atualmente composta por 116 servidores.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

As nomeações dos primeiros 250 aprovados no concurso público realizado em fevereiro deste ano foram publicadas nesta quarta-feira (30) no Diário Oficial da União. O certame foi promovido pelo Ministério da Previdência Social após um intervalo de 15 anos sem novas contratações para a área.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Além do Ceará, a Região Nordeste como um todo receberá 268 novos peritos, resultando em um crescimento de 36,31% na força de trabalho da perícia médica federal na região.

Os municípios cearenses contemplados são: Aquiraz, Aracati, Barbalha, Camocim, Campos Sales, Canindé, Caucaia, Crateús, Iguatu, Ipu, Itapajé, Itapipoca, Itarema, Jaguaribe, Lavras da Mangabeira, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Quixeramobim, Redenção, Russas, Santa Quitéria, Senador Pompeu, Tauá, Tianguá e Ubajara.

A escolha dos locais seguiu critérios como o tempo médio de espera por perícia, demanda reprimida e localização estratégica para o atendimento dos segurados do INSS. A previsão é que os novos servidores entrem em exercício ainda em agosto, após os trâmites de apresentação de documentos e posse.

Para o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, a medida representa uma transformação significativa no quadro da perícia médica no Brasil. “Os novos peritos médicos irão trabalhar nos locais em que as pessoas mais precisam, onde a espera por uma perícia é maior. A chegada desses profissionais é muito aguardada e vai gerar um impacto enorme no atendimento da ponta aos nossos segurados”, afirmou.

O concurso contou com a participação de quase 14 mil candidatos e foi organizado pelo Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos), com aplicação de provas no dia 16 de fevereiro.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -