Campanha Janeiro Branco destaca a importância do cuidado emocional e alerta sobre benefícios do INSS para saúde mental

Janeiro Branco visa prevenir doenças mentais, enquanto o INSS reforça apoio aos trabalhadores com transtornos psicológicos

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 Min Read
- PUBLICIDADE -

A campanha Janeiro Branco surge como um farol, iluminando o caminho para a conscientização e a promoção da saúde mental e emocional. O objetivo é claro: criar uma cultura de cuidado, fornecendo informações vitais e apoio tanto para indivíduos quanto para comunidades, buscando prevenir doenças relacionadas ao estresse, como ansiedade, depressão e pânico.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) destaca que transtornos de humor, esquizofrenia e transtorno bipolar também estão no radar, podendo incapacitar temporária ou permanentemente as pessoas em suas atividades laborais. Entretanto, a concessão de benefícios está sujeita a critérios específicos.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Para aqueles temporariamente impossibilitados de trabalhar devido a problemas de saúde mental, o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) é uma opção. Já para aqueles permanentemente incapacitados, o benefício por incapacidade permanente (antiga aposentadoria por invalidez) é oferecido.

Solicitar esses benefícios é um processo que envolve agendar uma perícia médica por meio do aplicativo, site ou telefone 135. Durante a consulta, documentos médicos e pessoais devem ser apresentados, sendo o perito médico responsável por avaliar o direito ao benefício.

Com a concessão, o beneficiário recebe uma carta e inicia os recebimentos na agência bancária designada pelo INSS. Após o primeiro pagamento, é possível alterar a agência para maior comodidade.

O INSS não se limita a trâmites burocráticos; destaca cuidados essenciais para a saúde mental. A cautela com as expectativas é enfatizada, encorajando a estabelecer metas realistas e a praticar a auto-observação diária com generosidade e auto-acolhimento.

A campanha adverte sobre a autocobrança exagerada, especialmente neste período, incentivando a valorização dos esforços e conquistas ao longo do ano. Estratégias como manter consciência sobre os sentimentos e focar no momento presente são destacadas como fundamentais para o bem-estar emocional.

Janeiro Branco não é apenas um mês de alerta; é um convite para construir um ano de cuidado e atenção à saúde mental, com o respaldo necessário do INSS para aqueles que precisam de suporte diante de desafios psicológicos.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!