Ministério da Saúde anuncia programa para zerar filas de cirurgias em cinco estados brasileiros

Tocantins, Sergipe, Piauí, Paraíba e Mato Grosso do Sul podem se beneficiar do investimento de R$ 600 milhões destinados pelo governo federal.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 Min Read
- PUBLICIDADE -

O Ministério da Saúde revelou uma iniciativa para reduzir drasticamente as filas de cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS) em cinco estados brasileiros. Segundo dados divulgados pela pasta, até outubro de 2023, foram realizadas 250 mil cirurgias em todo o país, superando 70% da meta estabelecida pelo Programa Nacional de Redução de Filas.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O novo programa, com previsão de investimento de R$ 600 milhões, visa amenizar a espera dos pacientes por procedimentos que ficaram represados, especialmente durante os desafios enfrentados durante a pandemia de covid-19. O Ministério da Saúde destaca o combate às filas de cirurgias como um dos maiores desafios do SUS.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A expectativa é que o programa alcance mais de 500 mil cirurgias, visando esvaziar as filas declaradas pelos estados participantes. Entre os procedimentos mais demandados estão cirurgias de catarata, retirada da vesícula biliar, cirurgia de hérnia, remoção de hemorroidas e retirada do útero.

O programa tem vigência inicial de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, proporcionando uma janela de oportunidade significativa para a realização das cirurgias e a redução efetiva das filas. O anúncio representa uma importante iniciativa do governo federal para melhorar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde, buscando atender às necessidades prementes da população nesses estados específicos.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!