OMS alerta para aumento global de casos de sarampo

Organização Mundial da Saúde expressa preocupação com crescimento alarmante da doença em diversas regiões do mundo e destaca importância da vacinação.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
3 Min Read
- PUBLICIDADE -

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reacende o alerta sobre a crescente incidência de sarampo ao redor do globo. Em recente coletiva de imprensa realizada em Genebra, a conselheira técnica para sarampo e rubéola da entidade, Natasha Crowcroft, expressou grande preocupação com a situação atual, destacando um aumento consistente de casos da doença em todas as regiões do mundo, exceto nas Américas.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“Estamos extremamente preocupados com o que está acontecendo em relação ao sarampo”, avaliou Natasha Crowcroft. Segundo dados apresentados, mais de 300 mil casos de sarampo foram reportados ao longo de 2023, representando um alarmante aumento de 79% em relação ao ano anterior. Além disso, um total de 51 países enfrentaram grandes surtos da doença em 2023, em comparação com 32 no ano anterior.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Natasha ressaltou que tais números provavelmente subestimam a verdadeira extensão do problema devido aos casos subnotificados em todo o mundo. Estima-se que o número de mortes por sarampo aumentou em 43% em 2022, totalizando mais de 130 óbitos, e esse número tende a crescer com o aumento dos casos em 2023.

Olhando para o futuro, a OMS prevê um ano desafiador em 2024, com casos e mortes entre crianças não vacinadas contra o sarampo. A organização estima que mais da metade dos países do mundo estejam em alto risco ou altíssimo risco para surtos da doença até o final do ano.

Um dos pontos de preocupação destacados pela OMS é a alta vulnerabilidade de crianças não vacinadas ao sarampo, especialmente em países de baixa e média renda, onde 62% das 142 milhões de crianças vulneráveis residem.

Durante a pandemia de covid-19, muitas crianças deixaram de ser imunizadas contra o sarampo, contribuindo para o cenário preocupante atual. A cobertura vacinal global contra a doença está em 83%, abaixo do ideal necessário de 95% para prevenir surtos da doença.

No contexto brasileiro, após receber o certificado de eliminação do sarampo em 2016, o país viu o vírus voltar a circular em 2018, perdendo a certificação em 2019 devido à franca circulação da doença. Dados do Ministério da Saúde indicam um aumento significativo de casos de sarampo nos últimos anos, ressaltando a importância da vacinação como a forma mais eficaz de prevenção.

O sarampo é uma doença infecciosa grave e potencialmente fatal, transmitida por meio de gotículas respiratórias de pessoas infectadas. Os principais sintomas incluem febre alta, manchas vermelhas na pele, tosse, coriza e conjuntivite.

A vacinação é a maneira mais eficaz de prevenir o sarampo, com diferentes tipos de imunizantes disponíveis para proteger contra a doença, incluindo a vacina dupla viral, a vacina tríplice viral e a vacina tetra viral.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!