Anvisa autoriza registro da vacina Abrysvo da Pfizer para prevenção do vírus sincicial respiratório em gestantes e idosos

Imunizante será aplicado em mães durante a gestação para proteção dos bebês; dose única também destinada à população com 60 anos ou mais

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 Min Read
- PUBLICIDADE -

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu autorização para o registro da vacina Abrysvo, desenvolvida pela farmacêutica Pfizer, destinada à prevenção do vírus sincicial respiratório (VSR), responsável por infecções no trato respiratório, como a bronquiolite. A resolução, publicada nesta segunda-feira (1º) no Diário Oficial da União, marca um avanço significativo na proteção de crianças pequenas e bebês contra essa enfermidade.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A bronquiolite, uma inflamação dos brônquios, é uma preocupação particularmente relevante em crianças pequenas e bebês, destacou a Anvisa em nota. O imunizante Abrysvo foi indicado para a prevenção dessa doença do trato respiratório inferior em crianças desde o nascimento até os seis meses de idade, por meio da imunização ativa em gestantes. É importante ressaltar que a aplicação da vacina será realizada nas mães durante a gestação, não diretamente nos bebês, para assegurar sua proteção.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Além disso, a Anvisa autorizou a aplicação da dose também para prevenção da doença do trato respiratório inferior em pessoas com 60 anos ou mais, uma população considerada de risco para essa enfermidade.

A vacina Abrysvo é caracterizada como bivalente, composta por dois antígenos da proteína de superfície F do VSR. Sua administração é intramuscular e em dose única, recomendada durante o segundo ou terceiro trimestre da gestação. A Anvisa destacou que, como todo medicamento, podem ocorrer alguns efeitos colaterais, sendo os mais comuns dor no local da vacinação, dor de cabeça e dor muscular. No entanto, a agência assegurou que as evidências apresentadas demonstraram que os benefícios da vacina superam os riscos.

Esta autorização amplia as opções de proteção contra o VSR, somando-se à vacina Arexvy, da GlaxoSmith Kline, já registrada pela Anvisa. Entretanto, enquanto a Arexvy é indicada exclusivamente para pessoas com 60 anos ou mais, a Abrysvo abrange também gestantes, proporcionando uma estratégia mais abrangente na prevenção dessa doença respiratória.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!