PRF intensifica fiscalização durante o feriado de Corpus Christi no Ceará

Operação visa garantir maior segurança nas estradas brasileiras e reduzir infrações durante o período de maior circulação de veículos

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
4 Min Read
- PUBLICIDADE -

No próximo domingo, dia 11, às 23h59, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) irá intensificar a fiscalização em todo o território nacional, incluindo o estado do Ceará, com o objetivo de reduzir as infrações mais registradas durante feriados, quando a circulação de veículos é mais intensa em comparação com dias normais. Uma das infrações que será alvo dessa ação é a falta do uso do cinto de segurança.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O feriado de Corpus Christi, conhecido por sua tradição religiosa católica, atrai um considerável aumento no tráfego de veículos e usuários nas vias federais, com pessoas se dirigindo aos mais diversos destinos.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Durante a Operação, a PRF implementará um planejamento direcionado para reforçar a fiscalização em pontos estratégicos das estradas brasileiras, selecionados com base em dados estatísticos sobre acidentes. O objetivo é garantir maior segurança aos usuários e veículos em trânsito.

“Estamos atentos e empenhados no trabalho de fiscalização e conscientização durante o feriado. Os motoristas precisam compreender que o cinto de segurança salva vidas. É importante lembrar que os condutores devem verificar se todos os ocupantes dos veículos estão usando o item de segurança antes de iniciar a viagem”, destaca Marcus Vinícius Silva de Almeida, Diretor de Operações da PRF.

Deixar de usar o cinto de segurança é considerado uma infração de natureza grave, sujeita a multa de R$ 195,23 e cinco pontos na carteira nacional de habilitação.

Além da ênfase na fiscalização do uso do cinto de segurança, o reforço operacional também abrangerá ações voltadas para a redução de acidentes e violência nas estradas. Serão enfocadas questões como ultrapassagens irregulares, excesso de velocidade, condução sob efeito de álcool, além do uso obrigatório de equipamentos de segurança, como capacetes e dispositivos de retenção para crianças. A PRF também promoverá atividades educativas sobre trânsito, visando conscientizar os usuários que estarão nas rodovias durante o feriado.

Além das ações voltadas para a prevenção de acidentes, a PRF reforçará o combate ao crime nos pontos mais críticos.

Dicas para uma viagem mais segura:

  • Faça um planejamento prévio da viagem, incluindo paradas programadas para descanso.
  • Descanse adequadamente e recupere o sono antes de iniciar a viagem, evitando fadiga e sonolência, que podem contribuir para acidentes.
  • Utilize os dispositivos de retenção, como cinto de segurança e cadeirinha, para o transporte de crianças.
  • Respeite a sinalização da via e os limites de velocidade estabelecidos para cada trecho.
  • Realize ultrapassagens apenas em locais permitidos e com segurança adequada.
  • Esteja atento em áreas de obras, siga a sinalização local e redobre a atenção em cruzamentos e áreas urbanas, não desviando a atenção do trânsito.
  • Se você não possui carteira de motorista, teve sua habilitação suspensa ou consumiu bebidas alcoólicas, não dirija. Considere utilizar meios de transporte alternativos, como carros de aplicativo, táxis ou ônibus.
  • Mantenha a documentação do veículo em dia.
Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!