Operação Nossa Senhora Aparecida 2023: PRF registra queda nos acidentes, mas aumentam apreensões e detenções

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 Min Read
- PUBLICIDADE -

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou hoje os resultados da Operação Nossa Senhora Aparecida 2023, que se encerrou na madrugada deste domingo (15). Durante os cinco dias de intensa atuação nas estradas brasileiras, a PRF registrou 926 acidentes, 263 deles considerados graves. Os números apontam uma redução de 3% em relação ao ano anterior no número de acidentes graves, demonstrando uma tendência positiva na segurança viária.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Em 2022, no mesmo período, ocorreram 940 acidentes, sendo 271 deles graves. Comparando os dados, houve uma diminuição de 4,8% no número de pessoas feridas, representando uma evolução importante no que diz respeito à prevenção de acidentes nas rodovias brasileiras.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A operação da PRF, que teve início no dia 11 de outubro, compreende um período de grande fluxo de pedestres e de veículos, o que requer atenção redobrada por parte dos condutores e da própria polícia. Ao todo, 54.309 veículos foram fiscalizados por mais de 9 mil policiais escalados para a operação. Os resultados dos testes de alcoolemia surpreendem, com 1092 autuações, ressaltando a importância de coibir a combinação de álcool e direção.

No que diz respeito à velocidade, 36.591 condutores foram flagrados dirigindo acima do limite da pista, enquanto 5697 foram pegos fazendo ultrapassagens irregulares. A utilização do cinto de segurança, item essencial para a segurança no trânsito, ainda é uma preocupação, com 3404 veículos autuados por não cumprirem essa regra. O registro de 517 casos de crianças ou bebês sendo transportados sem a devida cadeirinha é um alerta para a necessidade de conscientização dos pais e responsáveis.

No que tange à criminalidade, a Operação Nossa Senhora Aparecida foi bem-sucedida em apreender 10 toneladas de maconha, retirar de circulação 17 armas de fogo e 194 munições irregulares. Além disso, a PRF conseguiu recuperar 93 veículos com registro de roubo ou furto, demonstrando eficiência na repressão ao crime. Ao longo da operação, 593 pessoas foram detidas, contribuindo para a redução de ocorrências criminais nas estradas.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!