SUS realiza 14,7 milhões de cirurgias eletivas em 2025

Volume de procedimentos é associado a medidas para reduzir filas, ampliar atendimentos e fortalecer a atenção básica.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 minuto(s) de leitura
- PUBLICIDADE -

O Sistema Único de Saúde (SUS) realizou, em 2025, ao menos 14,7 milhões de cirurgias eletivas em todo o Brasil. O dado foi divulgado pelo governo federal nesta sexta-feira (6), durante agenda em Salvador, e reflete a ampliação da oferta de procedimentos cirúrgicos na rede pública.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

De acordo com o Ministério da Saúde, o resultado está relacionado a políticas voltadas à redução das filas de espera e à ampliação da capacidade de atendimento, com participação conjunta de estados, municípios e hospitais filantrópicos e privados que atendem pacientes do SUS.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Entre as medidas citadas pela pasta está a atualização da tabela de pagamentos do programa Agora Tem Especialistas, que passou a oferecer valores superiores aos anteriormente praticados. Segundo o ministério, a mudança contribuiu para estimular a realização de cirurgias em diferentes regiões do país.

Além do aumento dos procedimentos hospitalares, o governo federal informou ações direcionadas ao fortalecimento da atenção básica. A previsão inclui a distribuição de 150 conjuntos de equipamentos cirúrgicos voltados à assistência hospitalar e cerca de 10 mil kits destinados às Unidades Básicas de Saúde, com o objetivo de ampliar a capacidade de resolução de atendimentos na Atenção Primária.

Na Bahia, foram entregues 1.030 combos de equipamentos para unidades básicas de saúde. Entre os itens estão câmaras frias para armazenamento de vacinas, balanças digitais, aparelhos de laser terapêutico utilizados no tratamento de feridas e na reabilitação de pacientes, além de dispositivos voltados à realização de exames na atenção primária.

Os municípios baianos também receberam 575 mil kits de telessaúde e 107 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ampliando a estrutura de atendimento remoto e de urgência no estado.

Segundo o Ministério da Saúde, as ações fazem parte da estratégia de ampliar o acesso da população a procedimentos especializados e reduzir o tempo de espera por cirurgias na rede pública.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -