Votação popular elege capacete Elmo melhor exemplo de inovação do Brasil

O projeto inovador foi um dos selecionados para ser apresentado no 9º Congresso de Inovação da CNI

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
6 Min Read
- PUBLICIDADE -

O capacete Elmo é o melhor case de inovação do Brasil. O título foi conferido após votação popular on-line e o anúncio feito no Summit Senai P&D + Impacto, nessa quinta-feira (10). Dos três mais votados, entre 25 cases de todo o Brasil, o Elmo ficou em primeiro lugar, conquistando 60% dos quase 25 mil votos no País. O projeto inovador foi um dos selecionados para ser apresentado no 9º Congresso de Inovação da CNI – Confederação Nacional da Indústria, maior evento de inovação da América Latina, ocorrido esta semana, em São Paulo (SP), com transmissões ao vivo pela internet.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Orgulho para o Ceará, o Elmo é fruto de parceria público-privada envolvendo o Governo do Ceará e a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por meio da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), além de Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Ceará), Universidade de Fortaleza (Unifor), Universidade Federal do Ceará (UFC) e apoio do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) e da Esmaltec.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Na cerimônia, o projeto cearense foi representado pelo diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Ceará), Paulo André Holanda; pelo engenheiro Rendex Ribeiro, gerente de Engenharia de Produto da empresa Esmaltec; e pelo superintendente de Inovação da CNI, Jefferson Gomes. O pódio da premiação teve ainda o Instituto Senai de Tecnologia / Empresa Almodóvares em segundo lugar com o projeto Serum Gel, e o Senai Cimatec com o projeto Vacina COVID – Hot Bio, na terceira colocação.

O superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), médico e pneumologista, Marcelo Alcantara, idealizador do capacete, falou sobre o prêmio. “Agradeço a iniciativa da Esmaltec e do Senai de levar o Elmo para essa premiação. Acho que foi uma ideia brilhante. Não basta apenas ter a ideia, fazer o protótipo, os testes, realizar o trabalho, publicar cientificamente, ter a aprovação da Anvisa, de todas as instâncias. Mas também participar dessa vida social é crucial para que a inovação tenha o máximo de alcance. Isso é algo marcante também dentro da história do Elmo. E por isso, eu dou esse depoimento, pela satisfação que estou vivendo junto com todo mundo que participou do processo. A nossa votação expressiva mostra, junto aos comentários espontâneos que vemos na internet [de quem usou o Elmo], que, de fato, tocamos a vida de muita gente. Isso é muito sério, importante”.

Para Paulo André Holanda, superintendente regional do Sesi Ceará e diretor regional do Senai Ceará, “o Elmo foi fruto de lideranças importantíssimas que foram determinantes para que pudéssemos desenvolver o Elmo em tempo recorde e salvar, até agora, mais de 40 mil vidas. O protótipo foi desenvolvido e testado no Instituto Senai de Tecnologia”.

Quase 2.400 capacetes já foram doados ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará e mais de 2.100 profissionais foram capacitados em todo o Brasil pela ESP/CE até março deste ano. Segundo a Esmaltec, que fabrica os equipamentos, 9.949 capacetes foram distribuídos no País desde o início do projeto até o último mês, conforme registros da empresa.

“O Elmo é um símbolo genuíno da cearensidade. Um único equipamento reúne várias características do nosso povo, como a contínua vontade de ajudar e salvar pessoas em um cenário adverso, a criatividade para solucionar problemas e a nossa capacidade de desenvolver tecnologia. Essas qualidades são inatas aos cearenses e o reconhecimento nacional do capacete Elmo somente corrobora uma certeza: o povo do Ceará é inovador e solidário por natureza”, ressalta o secretário da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha.

Marcelo Alcantara usando um dos primeiros protótipos, em 2020, com parte da equipe desenvolvedora

Congresso de Inovação

O Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria reuniu tomadores de decisão de empresas de todos os portes, representantes do governo, da academia e de instituições de ciência e tecnologia para pensar e debater a inovação como principal estratégia de crescimento e competitividade. A proposta do evento foi refletir sobre como cocriar um mundo mais sustentável, tendo a educação e a inovação como motores dessa transformação. O Congresso trouxe mais de 50 atividades em sua 9ª edição. Dentro da programação, o Summit Senai P&D + Impacto apresentou 25 cases de projetos inovadores desenvolvidos pela indústria e pelos Institutos Senai de Inovação e Tecnologia, entre eles o capacete Elmo.

Treinamentos

Voltadas a médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, as capacitações para uso do Elmo são realizadas pelo Centro de Simulação em Saúde (CSS) da ESP/CE em ambiente simulado de um leito hospitalar, permitindo o desenvolvimento de habilidades clínicas. O instrutor demonstra as técnicas a serem desenvolvidas em cada estação para, em seguida, os profissionais em treinamento praticarem, sob supervisão, a aplicabilidade do capacete. Grupos podem solicitar ou tirar dúvidas pelo formulário disponível no site.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!