Violações sexuais contra crianças atingem níveis alarmantes, com aumento de 70% no Brasil

Hoje é o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
3 Min Read
- PUBLICIDADE -

Sinais sutis como agressividade, falta de apetite e isolamento social podem indicar que algo está errado na vida de uma criança ou adolescente. Especialistas alertam que o abuso sexual é uma das causas desses comportamentos, e o crescimento desse tipo de crime no Brasil é preocupante. Segundo dados do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, registraram-se 17,5 mil violações sexuais contra crianças e adolescentes nos primeiros três meses deste ano, um aumento de quase 70% em relação ao mesmo período de 2022. Nesse contexto, o governo federal promove campanhas de conscientização durante o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, nesta quarta-feira (17).

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Identificação e prevenção: A pedagoga e diretora de uma escola em Brasília, Carol Cianni, destaca que é essencial identificar sinais de violência sexual e orientar os jovens sobre como se defender dessas situações. Ela ressalta o papel fundamental da família e da escola na prevenção desse tipo de abuso. Na escola, os professores desempenham um papel crucial na observação do comportamento dos alunos, estando atentos a mudanças sutis que podem indicar um pedido de socorro por parte da criança. Cianni defende abordar o tema de forma leve e assertiva em sala de aula, explicando que o corpo é algo íntimo e sagrado.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Alerta e restrição do acesso à internet: A psicóloga Caroline Brilhante alerta que a maioria dos abusos contra crianças e adolescentes é praticada por pessoas próximas da vítima e em ambientes conhecidos pela família. Por isso, é crucial estar sempre alerta. Ela ressalta a importância de monitorar e restringir o acesso à internet como uma medida preventiva. Limitar o tempo de tela das crianças e adolescentes e implementar filtros de conteúdo apropriados para a idade são estratégias eficazes para evitar exposição a situações de risco. Brilhante também destaca a importância de observar o interesse repentino da criança ou do jovem em relação a assuntos relacionados a sexo, pois isso pode indicar algum problema.

Denúncias: As denúncias de abuso sexual ou qualquer outro crime contra os direitos humanos podem ser feitas de forma anônima e gratuita pelo Disque 100. É fundamental que todos sejam encorajados a denunciar qualquer forma de violência contra crianças e adolescentes, garantindo assim a proteção e o bem-estar desses indivíduos vulneráveis.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!