Janja denuncia ataques misóginos e violentos após hackeamento de perfil no X

Conta da primeira-dama foi invadida na noite de segunda-feira; Polícia Federal investiga e Advocacia-Geral da União toma providências

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
3 Min Read
- PUBLICIDADE -

A primeira-dama Janja Lula da Silva revelou nesta terça-feira (13) ter sido vítima de ataques misóginos e violentos após o hackeamento de seu perfil na plataforma X, antigo Twitter. A invasão ocorreu na noite de segunda-feira (11), quando os invasores publicaram mensagens ofensivas e xingamentos, elevando o nível de hostilidade que Janja afirma enfrentar diariamente.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Em uma publicação no Instagram, Janja descreveu os minutos “intermináveis” em que mensagens misóginas e violentas foram compartilhadas em sua conta do X. Ela denunciou os ataques como “posts machistas e criminosos, típicos de quem despreza as mulheres, a convivência em sociedade, a democracia e a lei”.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A Polícia Federal (PF) está investigando o ataque, e a Advocacia-Geral da União (AGU) tomou medidas, enviando uma notificação extrajudicial ao X. A AGU solicitou o congelamento imediato da conta @JanjaLula até a conclusão das investigações, além da preservação de todos os registros e elementos digitais relacionados à conta, visando subsidiar futuras ações judiciais.

Para Janja, as publicações resultantes do hackeamento evidenciam a realidade da misoginia e do machismo no país. Em suas palavras, “o ódio, a intolerância e a misoginia precisam ser combatidos e os responsáveis, punidos”.

“A internet é um espaço potente para o bem e para o mal. E é comprovado que nós, mulheres, somos as que mais sofrem com os ataques de ódio aqui nas redes. O que eu sofri ontem é o que muitas mulheres sofrem diariamente. Mulheres no Brasil inteiro são vítimas de ataques machistas, que tomam conta das redes sociais e muitas vezes saem dela, acabando em agressões físicas e feminicídios. Milhares de mulheres perdem ou até tiram a própria vida a partir de ataques como o que sofri na noite de ontem”, acrescentou a primeira-dama.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também se manifestou, repudiando os episódios de violência contra as mulheres. Em publicação nas redes sociais, ele enfatizou que é imperativo aplicar o “rigor da lei” aos envolvidos nos ataques. Para Janja, expressou solidariedade, amor e companheirismo na luta contra a misoginia e o preconceito.

Até o momento, a reportagem buscou contato com a assessoria do X, mas ainda não obteve retorno. A situação continua sendo monitorada de perto pelos órgãos competentes e pela primeira-dama, que espera justiça diante dos ataques sofridos.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!