PF investiga golpe do Enem que lesou mais de 35 mil estudantes e rendeu R$ 3 milhões a quadrilha

Golpistas criaram sites falsos que imitavam o oficial do Inep; operação desta quinta-feira cumpre mandados em São Paulo e bloqueia bens dos suspeitos.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 minuto(s) de leitura

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (10) a operação Só Oficial, para desarticular uma quadrilha responsável por um golpe que enganou mais de 35 mil estudantes em todo o país com sites falsos de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo as investigações, o grupo arrecadou pelo menos R$ 3 milhões no ano passado, além de prejudicar os candidatos, que perderam o dinheiro e não puderam fazer a prova — principal porta de entrada para o ensino superior público no Brasil.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Agentes da PF cumpriram dois mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos suspeitos na cidade de Praia Grande, litoral de São Paulo. A Justiça também determinou o bloqueio de bens dos investigados. Um dos alvos já acumula 15 registros criminais por estelionato.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

De acordo com a PF, durante o período oficial de inscrições do Enem 2024 — entre 27 de maio e 14 de junho — os golpistas criaram diversas páginas na internet que copiavam a aparência do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame. Os estudantes preenchiam um formulário falso e faziam o pagamento da taxa via PIX para uma conta bancária vinculada a uma empresa privada.

Essa mesma empresa já havia sido alvo de reclamações na internet por não entregar produtos ou serviços pagos. A operação de hoje busca avançar nas investigações para identificar outros envolvidos e responsabilizar os integrantes do grupo por fraude eletrônica com uso de meios virtuais, praticada de forma continuada.

O nome da operação, Só Oficial, foi escolhido para chamar atenção dos candidatos para a importância de usar apenas o site oficial do Enem, que tem a extensão “gov.br”, indicando ser um domínio do governo brasileiro. Este ano, o período de inscrições terminou no dia 13 de junho, e as provas estão marcadas para os dias 9 e 16 de novembro.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -